Sábado, 16 de novembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Exercícios de musculação e treinos intervalados de alta intensidade são eficazes para perda de peso, diz educador físico

Compartilhe esta notícia:

Fernando Vendruscolo é personal trainer, em Porto Alegre. (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde divulgou dados que revelam o aumento da obesidade no Brasil. Segundo o levantamento, uma em cada cinco pessoas no País está acima do peso. A prevalência da doença passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016, o que pode ter colaborado também para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão.

Sobre o tema, o professor de Educação Física Fernando Vendruscolo destaca que as doenças crônicas não transmissíveis pioram a condição de vida, além de poderem ser fatais. E as causas da obesidade vão além da alimentação, revelam-se no estilo de vida, diz.

Vendruscolo defende uma alimentação regrada, com redução de alimentos ultra-processados, que contém gordura saturada e geram aumento de colesterol e, um treino de alta intensidade. “Atividade física regular de baixa intensidade é ineficiente para o controle de peso corporal, não gera adaptações fisiológicas capazes de metabolizar e oxidar a gordura corporal com eficiência, tornando o processo de emagrecimento frustrante e desestimulador”, opina.

Por outro lado, “dietas muito restritas em calorias e longos períodos de jejum favorecem a redução do gasto energético basal e, consequentemente, o ganho de peso a longo prazo”, explica o orientador físico.

Emagrecimento duradouro

Para um emagrecimento duradouro ele indica mudança de hábitos alimentares, busca de orientação multidisciplinar, com nutricionistas, psicólogos e educadores físicos para que a pessoa trate o processo de mudança como um todo. “Esses fatores são as chaves para um emagrecimento gradual, mas efetivo, evitando assim o tão indesejado efeito sanfona”, observa.

Sobre a atividade física mais indicada, ele recomenda  algo que a pessoa, preferencialmente, tenha afinidade, e goste de praticar, nunca esquecendo de ir condicionando o corpo. “Sempre levando em consideração treinos intervalados intensos e de curta duração, passando por etapas prévias de treinamento físico, com objetivo de condicionar o seu corpo a suportar maiores esforços, evitando as chances de lesões para não interromper o treinamento, sempre buscando emagrecimento com segurança. Iniciar os treinos forma contínua e de baixa intensidade e progredir com aumento do tempo de atividade física e futuramente aumentando a intensidade, promovendo o fortalecimento das articulações, muscular e adaptações fisiológicas.”

Ele lembra ainda, que os exercícios de musculação de alta intensidade, intervalados, associados a uma boa noite de sono, são excelentes para a perda de peso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

“Quarta Shop&Music” do Praia de Belas acontece na Iplace
M.A.C Cosmetics promove master class com o maquiador Jr. Mendes em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/exercicios-de-musculacao-e-treinos-intervalados-de-alta-intensidade-sao-eficazes-para-perda-de-peso-diz-educador-fisico/ Exercícios de musculação e treinos intervalados de alta intensidade são eficazes para perda de peso, diz educador físico 2017-07-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar