Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Procuradores da Operação Lava-Jato dizem que vão recorrer para aumentar a pena de Lula

Compartilhe esta notícia:

“Eles sabem que não vão me derrubar porque eu tenho aliado forte que é o povo trabalhador desse País. (Foto: AE)

O MPF (Ministério Público Federal) disse na noite desta quarta-feira (12), que vai recorrer da sentença que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão. Os procuradores que integram a força-tarefa da Lava-Jato dizem que discordam de alguns pontos da decisão do juiz Sérgio Moro. No entanto, eles elogiaram a sentença.

Em nota enviada à imprensa, os procuradores dizem que devem pedir o aumento das penas aplicadas aos réus. Eles também reiteraram a condenação, que impede o ex-presidente de ocupar cargos públicos pelo dobro do tempo da condenação.

“As robustas provas levaram à condenação do ex-presidente a cumprir 9 anos e 6 meses de prisão e a pagar, a título de indenização, 16 milhões de reais corrigidos desde dezembro de 2009. Como efeito da condenação criminal, nos termos da lei, da mesma forma que em casos similares, a Justiça decretou sua interdição para exercer qualquer cargo ou função pública pelo dobro do tempo da condenação, isto é, por 19 anos”, diz trecho da nota.

Os procuradores da força-tarefa também criticaram a atuação dos advogados de Lula. Na nota, eles dizem que a instituição atuou de forma “apartidária e técnica” e que buscou “investigar e responsabilizar todas as pessoas envolvidas em atos de corrupção, além de devolver aos cofres públicos os valores desviados nesse gigantesco esquema criminoso”. O juiz Sérgio Moro também reclamou da atitude da defesa de Lula.

“Mais uma fez, fica manifesto que os constantes ataques da defesa do ex-presidente contra o julgador, os procuradores e os delegados, conforme constatou a respeitável decisão, são uma estratégia de diversionismo, isto é, uma tentativa de mudar o foco da discussão do mérito para um suposto antagonismo que é artificialmente criado unilateralmente pela defesa. Nenhuma das autoridades que atua no caso o faz com base em qualquer tipo de questão pessoal”, diz o texto.

Outro lado

A defesa de Lula rebateu os termos da condenação e disse que Moro teve atuação política na sentença. O advogado Cristiano Zanin Martins, que lidera o grupo de advogados, afirmou que o ex-presidente Lula é inocente.

“O presidente Lula é inocente. Por mais de três anos, Lula tem sido objeto de uma investigação politicamente motivada. Nenhuma evidência crível de culpa foi produzida, enquanto provas esmagadoras de sua inocência são descaradamente ignoradas”, diz a nota assinada pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Além de condenar Lula a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o juiz Sérgio Moro determinou outras punições no processo envolvendo o triplex: confiscou o imóvel, fixou multas e reparação de danos
O prefeito de São Paulo cobra a saída do senador Aécio Neves, e a cúpula do PSDB se cala em jantar com 14 líderes
https://www.osul.com.br/procuradores-da-operacao-lava-jato-dizem-que-vao-recorrer-para-aumentar-pena-de-lula/ Procuradores da Operação Lava-Jato dizem que vão recorrer para aumentar a pena de Lula 2017-07-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar