Domingo, 24 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de julho de 2017
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A previsão de alguns pessimistas não se confirma. A cada nova prisão, a Lava-Jato mostra que está fortalecida e a missão irá até o fim. Iniciada a 17 de março de 2004, cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensões, realizou conduções coercitivas, prisões temporárias e preventivas. Da Operação vai surgir um novo País, que respeite a ética e não misture interesse público com o privado.
Fim das fraudes
Quando o deputado federal Osmar Terra assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social, em maio do ano passado, anunciou que passaria um pente fino na concessão de auxílios-doença. O resultado é chocante: após 200 mil perícias, foram canceladas 180 mil. Parte considerável desses beneficiados deve atacar os políticos porque praticam atos de corrupção.
Irá longe
Previsto em lei, o auxílio-doença estabelece o repasse de dinheiro ao segurado do INSS que, por uma doença ou acidente, fica temporariamente incapaz de trabalhar. A meta deste ano é revisar mais 530 mil auxílios. O total de beneficiados chega a 1 milhão e 300 mil.
No pelotão da frente
O Brasil tinha a segunda maior taxa de juro real, atrás apenas da Rússia. Agora, ficou em terceiro, cedendo a vice para a Turquia. Da lista de 40 países acompanhados por consultorias de gestão de recursos, apenas 13 têm juros reais positivos. A média mundial de juros é de 0,2 por cento negativos.
Provável substituta
Danielle Dytz da Cunha Doctorovich vai se candidatar à Câmara dos Deputados em 2018. Da cela, o pai, Eduardo Cunha, ordenará que seus cabos eleitorais se atirem na campanha.
Mais um
O governo do Distrito Federal entra do rol dos que atrasarão o pagamento dos servidores públicos. Situação inimaginável porque está ao lado do cofre do Ministério da Fazenda e sempre foi protegido pela União. Subitamente, trancaram a porta.
Síntese
O poder público se agigantou de tal forma que o orçamento, quer dizer, o dinheiro recolhido de impostos, não suporta.
Lembrete
A Constituição Federal só considera intocáveis os direitos e garantias individuais (artigo 5º com 77 incisos), assim como o voto direto, secreto, universal e periódico, além da separação dos poderes.
Contra os prejuízos
A Prefeitura de Porto Alegre, em conjunto com a Brigada Militar, buscará a forma de impedir que manifestações inesperadas em ruas e avenidas provoquem engarrafamentos. Caracteriza-se como desrespeito à população, a grande prejudicada.
Respeitando os ouvidos
A Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Câmara dos Deputados, aprovou, recentemente, proposta que torna obrigatória a inclusão de normas sobre aparelhos sonoros em carros para uso comercial ou recreativo nos planos diretores dos municípios. O ex-vereador João Antônio Dib, na década de 1970, foi o precursor no País, criando a Lei do Silêncio em Porto Alegre.
Há 110 anos
A 28 de julho de 1907, o Brasil reivindicou a invenção da máquina de escrever, tida mundialmente como de concepção norte-americana. O padre João de Azevedo, nascido na Paraíba e que lecionava no Arsenal da Marinha de Pernambuco, fabricou o primeiro aparelho, todo de madeira, em 1866. Ao participar de exposição em Washington, anos depois, recebeu uma medalha de ouro, mas teve a propriedade tomada por estrangeiros. Em protesto, os jornais da época qualificaram o caso como “gatunice industrial”.
Estão recolhidos
A crise política anda tão forte que nem os tradicionais agentes provocadores se arriscam mais. Muitos deles demagogos retardatários com sinais de indigestão ideológica.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.