Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de agosto de 2017
Leonardo Veiga, com formação Superior em Engenharia Mecânica pela UFSM, é empresário e vice-presidente da Câmara de Industria, Comércio e Serviços de Santa Maria – CACISM, entre outras atividades. Ele analisou o cenário água na indústria e no agronegócio. O segmento de maior consumo é justamente o agro, representando 80% o total de água gasto no País, seguido pela indústria, com 7% e o restante recai no consumo urbano.
Ele diz que o grande problema é a falta de informação, principalmente por parte do pequeno produtor, com relação ao uso deste recurso natural. Já o grande produtor tem mais informação e condições de utilizar processos tecnológicos que amenizem o quadro de perda. Mesmo assim, a água gasta no segmento do agro acaba sendo reabsorvida pelo lençol freático e muitas vezes devolvida à população, tratada.
Já o consumo em relação à indústria é mais preocupante, sendo que o maior problema ainda recai na concentração urbana, na falta de informação e saneamento. O painelista apontou as diversas premiações ao setor empresarial com foco na sustentabilidade, o que é uma grande motivação na redução do consumo e tratamento.