Domingo, 23 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de agosto de 2017
Quando um casal não consegue ter filhos, o primeiro pensamento que vem à mente das mulheres, geralmente, é que o problema é com elas. Mas uma pesquisa divulgada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que o fator masculino, isoladamente ou em associação com fatores femininos, está presente em 60% dos casos de infertilidade conjugal. E, mesmo homens que já são pais podem se tornar inférteis por vários motivos, como explica o diretor-médico da Clinica Vida, Paulo Gallo:
“Às vezes, ainda acontece de um homem dizer que não quer fazer o espermograma [exame que analisa a qualidade do sêmen] porque já tem um filho. Mas, ao contrário do que se pensa, a fertilidade do homem também cai com a idade. Estudos mostram que, a partir dos 35 anos, a qualidade e a quantidade de espermatozoides vão diminuindo. Então, ele pode ter tido um filho aos 20 anos e agora, aos 40, ter dificuldade.”
De acordo com o médico, apesar de alguns homens ainda não aceitarem que o problema pode estar com eles, atualmente os parceiros estão mais abertos à investigação e ao tratamento do problema.
“Existe um mito de que fertilidade tem a ver com virilidade, mas isso é mentira. O homem pode ser viril, ter muita libido e ser infértil. Mas hoje, com a sociedade menos machista, os homens encaram tudo de forma natural.”
Se o casal está há mais de um ano tentando engravidar, sem usar nenhum método contraceptivo, é hora de buscar orientação médica. A cumplicidade é fundamental:
“A infertilidade é conjugal. Quando vamos investigar as causas, não estamos procurando um culpado, mas uma solução. Os dois precisam estar juntos.”
A grande vilã
Causa mais recorrente da infertilidade masculina, a varicocele é uma dilatação das veias testiculares. De 19% a 41% da população masculina apresentará alguma dificuldade de fertilidade por causa desse problema de anatomia. As veias do testículo esquerdo são maiores e, por questões anatômicas, mais suscetíveis à varicocele. Aparece, geralmente, no início da adolescência.
Qualquer homem que procura um urologista pode identificar por meio de diagnóstico clínico ou exames de imagem como ultrassonografia (ecografia testicular) e cintilografia dos testículos. Mas atenção: um contingente significativo dos homens que têm varicocele não apresenta problemas de fertilidade.
Para outros a infertilidade pode ser reversível após procedimento cirúrgico, que consiste em ligar as veias com auxílio de um microscópio cirúrgico, ao nível da região subinguinal, abaixo da virilha. É uma cirurgia ambulatorial, conhecida como varicocelectomia, que pode ser feita com anestesia geral ou local.
O que pode deixar um homem estéril
– Fatores congênitos, adquiridos antes ou logo após o nascimento
– Anormalidades nos sistemas urológico ou genital
– Infecções no sistema genital
– Varicocele
– Distúrbios endocrinológicos como obesidade, diabetes mellitus, alterações no colesterol, hipotireoidismo e hipertireoidismo
– Problemas genéticos
– Fatores imunológicos (doenças autoimunes)