Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de setembro de 2017
Com o objetivo de qualificar ainda mais a Expointer e manter o foco da exposição nos animais, motivo máximo de sua realização, o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Eduardo Finco, entregará neste domingo (3/9) ao secretário da Agricultura, Ernani Polo, a Carta de Esteio, que reúne reivindicações dos criadores e expositores da 40ª Expointer.
“Nosso objetivo não é confrontar, mas compilar os pleitos de quem realmente faz a Expointer acontecer. Esse documento reúne o pensamento da maioria dos criadores que estiveram em Esteio este ano. A Febrac atua como agente de interlocução com os gestores da feira para que as melhorias propostas seja ouvidas no intuito de qualificar cada vez mais a Expointer que, sem dúvida, é a maior e mais bem organizada feira agropecuária da América Latina”, salientou Finco.
Carta de Esteio – Reivindicação dos Criadores
Tendo em vista a prévia organização da Expointer 2018 e das futuras exposições agropecuárias a serem realizadas no Rio Grande do Sul, a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e as entidades por ela representadas vêm a público alertar para as seguintes questões relevantes envolvendo a presença de produtores e seus animais:
– É preciso que a organização das exposições tenha como foco a apresentação e valorização dos animais presentes. É notório que, nos últimos anos, a inscrição de exemplares para a Expointer e outras mostras vem caindo paulatinamente. A redução é reflexo dos altos custos de transporte e manutenção dos animais no parque, investimento que os produtores realizam com recursos próprios sem qualquer tipo de subsídio. Em tempos de crise, é preciso que as entidades do setor e promotores unam-se aos criadores para evitar que as verdadeiras “estrelas da feira” afastem-se das exposições. Desta forma, vêm a público solicitar que se crie um programa de fomento aos criadores de animais de raça com o objetivo de estimular uma participação subsidiada na Expointer 2018.
– Valorizar os criadores quando de decisões administrativas referentes à gestão do Parque de Exposições Assis Brasil também se faz necessário. Nesse aspecto, solicita-se revisão na utilização dos portões de acesso durante a Expointer. Os criadores pleiteiam prioridade no uso do Portão 5, uma vez que este facilita acesso aos pavilhões dos animais.
– As raças também reivindicam prioridade em relação ao uso de espaços fixos de propriedade do governo do Estado no Parque de Exposições Assis Brasil. Diversas associações de criadores vêm pleiteando casas para abrigar suas atividades durante a Expointer sem sucesso.
– É urgente que se faça uma reforma nas baias, espaçando as argolas e substituindo os cochos para que os animais tenham oferta de comida e água sem necessidade de deslocamento. De mesma forma, o uso de exaustores é visto como importante para oferecer maior conforto aos exemplares expostos.
– Solicita-se mais atenção aos alojamentos destinados aos peões que trabalham no parque, pistas de julgamento e remates dos animais. Os trabalhadores reivindicam melhores condições de acomodação e climatização para que possam descansar e manter-se em atividades junto aos animais.