Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de setembro de 2017
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O governo gaúcho tenta recuperar o tempo perdido e resgatar alguns dos compromissos que constam da lista que o Tesouro Nacional exige para dar andamento ao processo de adesão ao regime de recuperação de Estados endividados em situação de calamidade fiscal. Há uma dificuldade extra, no momento: o governo federal, no momento, concentra suas atenções na articulação para superar a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. A meta do governo federal para ultrapassar esse obstáculo segue sendo 11 de outubro. Até lá, outros temas terão papel secundário.
Nova fórmula para salários
Ontem, o governo do Estado reafirmou que a crise financeira está severa, e apresentou uma nova fórmula para o pagamento parcelado dos salários dos servidores gaúchos. Desta vez, ao invés de pagamento pingado para todas as faixas salariais, o governo optou por pagar primeiro os salários mais baixos.
A tramitação da denúncia
Para que a denúncia contra o presidente Michel Temer possa ser lida é necessária a presença de pelo menos 51 dos 513 deputados, mas apenas 23 registraram presença na Casa nesta segunda-feira. Na última sexta-feira, a leitura também foi adiada porque havia apenas dois parlamentares na Câmara.
Mais uma dor de cabeça
Estimulados pela União Gaúcha dos Agentes, policiais civis começam a ingressar com ações judiciais buscando receber adicional pela tarefa de carcereiro em delegacias. A área jurídica da Ugeirm Sindicato encontrou embasamento jurídico para buscar uma compensação financeira para os agentes policiais, cujas delegacias têm acolhido presos provisórios em suas dependências.
Se quiserem, deputados estaduais votam hoje
Depois de encerrar a ordem do dia da sessão da última terça-feira, pela falta de deputados em plenário, a Assembleia gaúcha poderá voltar a votar matérias importantes na sessão desta tarde. Cinquenta e duas matérias estão prontas para serem votadas na sessão plenária desta terça-feira. A decisão, porém, será tomada esta manhã, em reunião de líderes na sala da presidência.
Obesidade Infantil
A Assembleia poderá instalar a Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil. A proposta foi apresentada pelo deputado Maurício Dziedricki (PTB), com apoio de outros 48 deputados.
Quem terá aumento do IPTU
Ficou para esta terça-feira a discussão e votação do projeto de revisão do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Porto Alegre. Enquanto a prefeitura não divulga o simulador do imposto para os contribuintes, o secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, dá uma dica, indicando que contribuintes que hoje pagam mais de R$ 500, em média, devem ter aumento do imposto.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.