Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de outubro de 2017
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A grande maioria não conhece o publicitário Jaques Lewkowicz, mas usará a mensagem que ele criou e consagrou em 1984 para a propaganda da vodka Orloff: “Eu sou você amanhã”. O Senado, hoje, vai rejeitar a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que Aécio Neves seja afastado do mandato e submetido a recolhimento noturno.
Dos 81 senadores, 44 respondem a processos no STF. A pretendida punição a Aécio pode recair sobre qualquer um. Sabem que prevenir é melhor do que remediar. Pondo limite à ação dos magistrados, irão se sentir mais aliviados.
FAMOSO FUNDO
Os 25 partidos políticos engordaram suas contas bancárias, ontem, com o repasse do mês: 43 milhões de reais. Dinheiro do fundo de manutenção liberado pelo Tesouro Nacional.
MARCA DA TIMIDEZ
Sexta feira será a data limite para sanção de mudanças nas regras eleitorais de 2018. O que o Congresso Nacional vota é mera perfumaria para encobrir o mau cheiro de negociatas. Reflexo de tempos sombrios.
DEBATE ADIADO
O vendaval de domingo deixou o prédio da Câmara Municipal de Porto Alegre sem luz durante o dia de ontem. Ficará para amanhã o rescaldo sobre a derrota do Executivo, que queria aprovar o aumento do IPTU.
ESTÁ DIFÍCIL
Ao falar em reunião-almoço com empresários, ontem, o prefeito Nelson Marchezan Júnior fez apelo para que o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, converse com o governador José Ivo Sartori no sentido de defender novamente o projeto do IPTU de 2019 que chegará à Câmara. Semana passada, Sartori tentou convencer os vereadores do PMDB e não conseguiu.
DEGRAU EM DEGRAU
A tendência é de que a população, a cada eleição, crie mais anticorpos para os truques baratos de trapaceiros. A demagogia, que sempre existiu, é uma das dificuldades com as quais a Democracia deve lidar. O filósofo Platão, no século 5 Antes de Cristo, denunciava o problema da manipulação da vontade popular.
ROTA ALMEJADA
O voto sempre foi e continuará significando o melhor caminho para a construção de um País justo e democrático, rejeitando políticas públicas distantes do bem comum.
MARGEM PARA FRAUDES
Os que contestam o voto eletrônico nas eleições precisam lembrar: no tempo da cédula em papel, urnas desapareciam, atas escritas a lápis eram falsificadas e a contagem levava semanas.
ONDE ANDAM?
Os azuizinhos seguem ausentes da rua Riachuelo entre Doutor Flores e Borges de Medeiros nas horas de movimento, permitindo que motoristas estacionem em locais proibidos e provoquem congestionamentos.
COMO CONTER DÉBEIS MENTAIS?
A 3 de outubro do ano passado, atentado terrorista provocou explosão no metrô de Petersburgo com 11 mortos e 45 feridos. Ontem, mais um maluco nos Estados Unidos matou mais de 50 pessoas em Las Vegas.
Nas duas últimas décadas, pais e mães tornaram os canais pagos de TV, com desenhos de alta violência, babás de seus filhos. A complementação veio com jogos de matar ou morrer em computadores e telefones celulares. Ao se tornarem adolescentes e adultos, alguns não conseguem diferenciar entre ficção e realidade. A consequência: tragédias em supermercados, universidades, shoppings e locais de shows.
HÁ 65 ANOS
O deputado gaúcho Hermes Pereira de Souza entregou seu relatório à CPI da Câmara dos Deputados, a 3 de outubro de 1952, sobre incidentes na fronteira argentino brasileira. Citou 16 casos registrados de invasões das polícias dos dois países. Sugeriu medidas para melhorar a fiscalização aduaneira e reprimir agressões e contrabandos.
DIAGNÓSTICO
Conclusão de uma conversa, ontem, entre advogados e economistas no Aeroporto Salgado Filho: quem não estiver confuso anda mal informado.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.