Sábado, 23 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 3 de outubro de 2017
A Assembleia Legislativa do RS, por meio do Memorial do Legislativo, e a Universidade Federal de Santa Maria promovem, nesta quinta-feira (05), às 17h, o lançamento do livro e da exposição “Imigração Alemã e Política: os Deputados Provinciais Koseritz, Kahlden, Haensel, Ter Brüggen e Bartholomay”. A obra é de autoria do pesquisador Carlos Eduardo Piassini. O evento ocorre no Vestíbulo Nobre, em Porto Alegre, e integra a homenagem do parlamento gaúcho aos 500 Anos da Reforma Protestante.
Com tiragem de 1 mil exemplares, o livro será distribuído aos presentes no dia do lançamento e, depois, a instituições de ensino e bibliotecas. O restante ficará à disposição de pesquisadores da área, na sede do Memorial (rua Duque de Caxias, 1029).
Conforme Piassini, os cinco parlamentares foram os primeiros imigrantes alemães a se tornarem deputados no Rio Grande do Sul. “Isso foi possível com a promulgação da Lei Saraiva, em 1881. Antes, a participação de estrangeiros na vida política brasileira encontrava obstáculos nas limitações impostas pela legislação eleitoral do século XIX e pelas restrições religiosas e ligadas à renda”, explica o estudioso.
A coordenadora do Memorial, Débora Dornsbach Soares, afirma que a iniciativa, fruto de um convênio com a UFSM, complementa as publicações sobre os deputados provinciais, iniciadas com o perfil do ex-deputado Gaspar Silveira Martins. O período provincial foi de 1835 até a Proclamação da República, em 1889.