Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
29°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasileiros acham que o excesso de burocracia estimula a corrupção

Compartilhe esta notícia:

Para 75% dos entrevistados, a burocracia dificulta o desenvolvimento. (Foto: Divulgação)

Duas pesquisas divulgadas na terça-feira (17) mostram que para os brasileiros, o excesso de burocracia facilita a corrupção. Além disso, a papelada atrapalha tanto a rotina das empresas quanto a do cidadão comum. As duas pesquisas foram feitas em fevereiro deste ano, a pedido da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

O objetivo era saber como o brasileiro percebe a burocracia no dia a dia. Foram entrevistadas 1,2 mil pessoas em todo o Brasil. Para 84%, nosso País é burocrático. Para 78%, burocracia demais dificulta o desenvolvimento do Brasil e para 75%, estimula a corrupção. Quase 80% acham que a burocracia dificulta a compra de bens, como carro e imóvel.

O estudo também perguntou se o entrevistado tinha tentado cancelar um serviço como água, luz, telefone ou internet nos últimos dois anos. Quase metade dos que responderam que sim, teve dificuldades. A outra pesquisa foi feita com 452 empresas do estado de São Paulo. Foram ouvidos micro, pequenos, médios e grandes empresários para saber como a burocracia afeta os negócios. Para mais de 90%, o excesso de burocracia abre espaço para corrupção e dificulta o desenvolvimento econômico e o ambiente de negócios do Brasil.

Os pesquisadores pediram que os entrevistados dessem uma nota de 0 a 5 para classificar o grau de dificuldade no cumprimento de obrigações legais da empresa. Quanto mais alta a nota, maior o nível de dificuldade. Na área de licitação pública, a nota foi quase 4,5 e a nota que avaliou a dificuldade para conseguir financiamento público foi 4,62.

“O Executivo emite muitos tributos, muitas normas, o Judiciário é lento e o Legislativo continua emitindo mais normas. Os indivíduos têm que se adequar. Isso mostra que o problema ganhou tal magnitude que é hora de discutir a burocracia”, explica Guilherme Fowler, professor do Insper e pesquisador da Endeavor.

Barômetro Global da Corrupção

Oito em cada dez brasileiros acreditam que a corrupção aumentou no País nos últimos 12 meses. O número consta no Barômetro Global da Corrupção, considerada a pesquisa de opinião mais importante no mundo sobre comportamentos relacionados à corrupção. O estudo, foi feito pela ONG Transparência Internacional e ouviu 22.302 pessoas residentes em 20 países da América Latina e do Caribe entre maio e junho de 2016.

Em 17 dos vinte países pesquisados, a maioria dos cidadãos respondeu que a corrupção cresceu no último ano. O Brasil aparece na quarta posição na lista entre os 20 países, atrás de Venezuela (87%), Chile (80%) e Peru (79%). Segundo o estudo, 78% dos brasileiros afirmaram que o nível de corrupção “aumentou consideravelmente” ou “cresceu muito.”

O resultado da pesquisa também mostrou que 83% dos brasileiros acreditam que pessoas comuns podem “fazer a diferença” na luta contra a corrupção e que brasileiro é um dos que mais acredita ser socialmente aceitável denunciar casos de corrupção (Costa Rica 75%, Brasil 74%, Guatemala e Uruguai 71%).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Brasil se tornará velho antes de se tornar rico, disse o ministro do Planejamento
Deputados votam agora denúncia contra Temer e ministros; acompanhe ao vivo
https://www.osul.com.br/brasileiros-acham-que-o-excesso-de-burocracia-estimula-corrupcao/ Brasileiros acham que o excesso de burocracia estimula a corrupção 2017-10-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar