Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
33°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Fenômeno Mourão cresce nas redes sociais

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Desde que concedeu em agosto de 2015 a primeira entrevista com repercussão nacional, ao jornalista Paulo Sérgio Pinto, no programa Pampa Debates da Rede Pampa de Comunicação, o general de Exército Antonio Hamilton Martins Mourão viu crescer no País inteiro uma legião de admiradores das suas posições nacionalistas. As suas declarações, ainda como Comandante Militar do Sul à época, produziram uma repercussão muito forte. Oficial da turma de 1975 da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), Mourão não disse nada mais do que repetir a Constituição brasileira. Foi assim naquela entrevista em 2015, como foi o que ocorreu mais recentemente, ao falar em setembro, em uma sessão branca de uma Loja Maçônica em Brasília, quando reafirmou que “as Forças Armadas estão preparadas para intervir, caso venha a ser chamada pelo Judiciário”. O General tem posições firmes e deixou claro isso quando permitiu que ocorresse, em Santa Maria, uma homenagem de subordinados ao coronel Brilhante Ustra.

Já falecido, Ustra é considerado um dos símbolos do regime militar (1964 a 1985). Essa força de Mourão junto ao público,em especial nas redes sociais, rendeu-lhe o respeito de setores relevantes das Forças Armadas e ataques da oposição, que vê nele um contraponto importante à pregação da esquerda.

Comandante é Mestre

O general de exército Antonio Hamilton Martins Mourão não é um forasteiro em Lojas Maçônicas: ele é Mestre Maçom.

Pesquisas em Santa Catarina

O Instituto Paraná Pesquisas identificou que, se as eleições fossem hoje, o eleitorado de Santa Catarina escolheria Jair Bolsonaro para presidente da República na disputa do primeiro turno, com 26% contra 18% do ex-presidente Lula. Na disputa ao governo do Estado, Esperidião Amin (PP) venceria o senador Paulo Bauer (PSDB) por um escore de 30% a 20%.

PEC valoriza guardas municipais

Andou bem o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) ao mobilizar assinaturas de 40 parlamentares, em apoio a uma proposta de emenda à Constituição (PEC 264/2017) que dá atribuições suplementares às guardas municipais. O deputado justifica que “se torna necessário essa atualização quem vem para somar, principalmente no que se refere à educação no trânsito e a segurança pública”. A proposta acrescenta ações de orientação, fiscalização e operação na fluidez e o controle de veículos, de pedestres e de animais; o desenvolvimento da circulação e da segurança dos ciclistas, e a colaboração com os demais órgãos de segurança pública nas ações de preservação da ordem e da paz social.

Reação do Ministério da Defesa

Reportagem da revista Época sob o título “A Corrupção Fardada” apontando casos de irregularidades sob investigação, envolvendo militares, mereceu uma dura nota do Ministério da Defesa, pela falta de contraponto no texto publicado. Alguns pontos da resposta das Forças Armadas denunciam o caráter ofensivo do texto da reportagem, em especial por generalizar os fatos, com base em poucos casos sob investigação e ainda sem apuração final.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Perdas irreversíveis
O país dos custos de transação
https://www.osul.com.br/fenomeno-mourao-cresce-nas-redes-sociais/ Fenômeno Mourão cresce nas redes sociais 2017-10-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar