Domingo, 05 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de outubro de 2017
Os cinco ex-presidentes dos Estados Unidos ainda vivos deixaram de lado a política e se reuniram pela primeira vez desde 2013 em um evento musical para arrecadar dinheiro e ajudar as vítimas dos devastadores furacões que arrasaram as regiões do Texas, Flórida, Porto Rico e as Ilhas Virgens americanas nos últimos meses. Os democratas Barack Obama, Bill Clinton e Jimmy Carter e os republicanos George H.W. Bush e seu filho George W. Bush se reuniram na noite de sábado (21) na cidade de College Station, no Texas, na tentativa de pedir união nacional após os fenômenos naturais.
O concerto com apoio dos ex-presidentes arrEcadou US$ 31 milhões desde que a campanha começou em 7 de setembro, informou Jim McGrath, porta-voz de George Bush pai. Horas antes, o atual presidente, Donald Trump, gravou uma mensagem em vídeo na qual menciona as críticas que fez aos ex-presidentes e os chamou de “alguns dos melhores servidores públicos dos Estados Unidos”.
“Este esforço maravilhoso nos lembra que verdadeiramente somos uma nação perante Deus, todos unidos por nossos valores e dedicação de uns pelos outros”, afirmou Trump.
Quatro dos cinco presidentes – Obama, Bush filho, Carter e Clinton – fizeram breves pronunciamentos em que não mencionaram Trump. Bush pai não falou, mas cumprimentou a plateia. Os ex-mandatários fizeram uma convocação à unidade nacional para ajudar os prejudicados pelos furacões:
“O coração dos Estados Unidos, sem importar raça, religião ou partido político, é maior que nossos problemas”, afirmou Clinton.
O furacão Harvey devastou a costa do Texas no Golfo do México em 25 de agosto. Com ventos de categoria 4, gerou uma inundação histórica em Houston e deixou mais de 80 mortos. Posteriormente, o furacão Irma atingiu a Flórida, seguido do furacão Maria, que destruiu boa parte da ilha de Porto Rico.