Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Aécio Neves se recusa a renunciar e faz um apelo para permanecer na presidência do PSDB até dezembro

Compartilhe esta notícia:

Aécio Neves alega que a sua renúncia definitiva seria quase uma confissão de culpa. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente licenciado do PSDB, fez um apelo para permanecer no comando do partido até dezembro, quando os tucanos vão eleger uma chapa para a Executiva Nacional e o novo presidente. O pedido do senador mineiro foi feito ao senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), em conversa entre os dois líderes nesta quarta-feira. Jereissati é o presidente interino do partido e tem pressionado o colega a abandonar o posto no PSDB. No encontro, Aécio se recusou a renunciar.

“Aécio acha que é um ponto importante para ele ficar na presidência até a convenção de dezembro. Ele alega que a renúncia definitiva seria quase uma confissão de culpa. Mas garantiu que não pretende exercer nenhum tipo de atividade partidária, que vai para Minas trabalhar full time em dois pontos: sua defesa e reanimar sua base. Se ele não retoma sua base, seu futuro está em jogo”, explicou Tasso após a conversa.

Há uma semana, Aécio foi enquadrado por Tasso e outros líderes do partido a abdicar do cargo de presidente da legenda. A pressão começou depois que o tucano retomou o mandato parlamentar com ajuda de 44 senadores, que barraram as medidas cautelares impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Os magistrados haviam decidido pelo afastamento do político e determinado seu recolhimento domiciliar noturno.

Na reunião. Aécio também apelou para que Tasso continue como presidente interino do PSDB até que seja realizada a convenção nacional tucana, em 9 de dezembro. Questionado sobre o pedido, Tasso disse que vai “consultar as bases”. “Aécio tomou a decisão dele. Eu vou tomar a minha. Estou consultando minhas bases e vou fazer o que for melhor para o partido”, afirmou.

Depois do encontro com Aécio Neves, Tasso se reuniu com alguns senadores e almoçou com 12 deputados alinhados com sua posição.

Pedido arquivado

O presidente do Conselho de Ética do Senado, senador João Alberto Souza (PMDB), arquivou na terça-feira um pedido de abertura de procedimento disciplinar contra o senador Aécio Neves. A decisão atendeu a um parecer da Advocacia-Geral da Casa.

O pedido de investigação no conselho foi protocolado pelo PT no final de setembro. O partido pediu que o colegiado avaliasse se o senador havia quebrado o decoro parlamentar. A solicitação foi baseada na denúncia apresentada pelo empresário Joesley Batista, um dos donos da J&F, segundo o qual Aécio teria recebido 2 milhões de reais não-declarados.

A Advocacia-Geral do Senado defendeu o arquivamento do pedido, alegando que uma solicitação semelhante já havia sido arquivada pelo conselho em julho, e não há, fatos novos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Uma decisão liminar suspendeu o depoimento de Lula no caso da compra de caças suecos pelo governo federal
A Justiça bloqueou 238 milhões de reais dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS/Friboi
https://www.osul.com.br/aecio-neves-se-recusa-renunciar-e-faz-um-apelo-para-permanecer-na-presidencia-do-psdb-ate-dezembro/ Aécio Neves se recusa a renunciar e faz um apelo para permanecer na presidência do PSDB até dezembro 2017-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar