Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de outubro de 2017
De 28 de outubro a 10 de dezembro de 2017 o fotógrafo Fredy Vieira estará expondo, no Aberto Caminho de Artes, a mostra “Via Láctea, as estrelas que não vemos”. A exposição atenta o que não vemos nas grandes cidades, devido ao uso incorreto da iluminação, e alerta sobre os perigos da PL (Poluição Luminosa).
Sistemas de iluminação inadequados estão relacionados a diversos problemas de saúde. A iluminação noturna pode alterar os ritmos circadianos (relógio biológico), causando problemas de sono. Pode estar associada a problemas como depressão e câncer. Novas tecnologias de iluminação podem e devem ser usadas para que esses efeitos nocivos sejam diminuídos. É bom lembrar que a PL é prejudicial, também, aos animais e plantas.
É com o intuito de mostrar o brilho do céu que não conseguimos ver a noite devido à poluição luminosa que Fredy expõe 14 imagens de nightscapes em diversos formatos, e que retratam as estrelas e principalmente a Via Láctea. A curadoria é de Anaurelino Corrêa de Barros Neto.
A mostra se inicia dia 28 outubro, às 11h, no Aberto Caminho de Artes (rua Marechal Floriano Peixoto, 760 – Caminho dos Antiquários – Centro Histórico), em Porto Alegre. Visitação de segunda a sexta-feira das 14h as 18h e sábados das 10h as 15h. A entrada é gratuita.