Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de outubro de 2017
Associação Comercial de Porto Alegre começará o desenvolvimento de núcleos empresariais, através da metodologia Empreender, que é uma parceria da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB e o Sebrae. Os núcleos são uma oportunidade de trazermos novos associados, de oferecermos um benefício real aos já associados e de assumirmos um papel que é nosso: de apoio ao desenvolvimento local.
Várias ACIs no Brasil estão trabalhando com núcleos e podem participar os donos do negócio ou o líder empresarial (diretor, presidentes, etc). É para quem tem poder decisório. As empresas podem ou não ser associados para iniciar no núcleo. O trabalho começa com um convite para sensibilização, onde é esclarecida a metodologia, funcionamentos dos núcleos e informado que, a partir da quarta reunião de núcleos, o participante deve decidir se quer participar ou não, caso positivo deverá se associar conosco. Depois da sensibilização se iniciam propriamente os núcleos onde, através da metodologia Empreender, as empresas vão definir os problemas de sua área, desenvolver o diagnóstico, definir soluções possíveis e partir para implantação das soluções. A associação será a facilitadora para que as empresas consigam, individualmente ou em conjunto, definir, identificar e implantar ações para alcançar melhorias em seus negócios.
Os núcleos podem ser divididos em setoriais (cervejeiro, marcenaria, farmácias, etc), regionais (bairros, Distrito Criativo, Caminhos Rurais, etc) ou temáticos (núcleo da mulher).
O primeiro núcleo que será formado é o da Mulher Empreendedora. A reunião de sensibilização está agendada para o dia 26 de outubro próximo, às 19h, na sala 504. Estarão presentes o Presidente da Associação Comercial de Porto Alegre – Paulo Afonso Pereira, a Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul -Janaina Souza e Diretor de Núcleos –Rodrigo Berta. Contamos com a participação da nossa Diretoria no evento.
A ideia é chegarmos em 10 núcleos de, em média, 10 a 25 participantes. Em 2017 começaremos com um núcleo, em 2018 a meta é abrir quatro núcleos e em 2019 mais cinco. Os núcleos duram em média de cinco a dez anos. Havendo procura e capacidade de absorção pela associação poderão ser desenvolvidos novos núcleos, a partir do treinamento de novos facilitadores.