Domingo, 05 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de outubro de 2017
Em cerimônia no salão Júlio de Castilhos, da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (30), o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, recebeu a honraria máxima do Parlamento rio-grandense, a Medalha do Mérito Farroupilha, por proposição do deputado João Reinelli (PV).
Na sua manifestação, o deputado Reinelli ressaltou que a entrega de uma medalha ou de uma honraria é sempre um momento “de reconhecer o trabalho realizado por alguém. Alguém que fez a diferença à comunidade em que está inserido, alguém que se esforçou para melhorar uma realidade, alguém que foi além do que lhe é atribuído”, acrescentou.
A Medalha do Mérito Farroupilha, sublinhou o parlamentar, “é o instrumento mais precioso desta Casa Legislativa na promoção do reconhecimento por serviços prestados. É a nossa mais elevada honraria, e é ofertada como sinal de respeito e agradecimento a quem tenha contribuído com o povo gaúcho e com o Estado do Rio Grande do Sul”, referiu Reinelli.
Neste ato, agregou, “entregamos a Medalha do Mérito Farroupilha ao atual cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, pelo seu trabalho de excelência na aproximação entre as culturas italiana e rio-grandense; por aprimorar a prestação de serviço consular na Capital gaúcha e por promover o estreitamento da relação bilateral entre Brasil e Itália”, destacou o deputado do Partido Verde.
As ações estratégicas desenvolvidas, disse João Reinelli, contribuem para alargar os laços econômico-financeiros entre as partes. “Reforça a união cultural de italianos e gaúchos, que veem suas histórias entrelaçadas desde o século 19. No RS, estima-se, vivem cerca de três milhões de oriundi – descendentes de origem italiana, que estão distribuídos em mais de uma centena de cidades. Estamos repletos de italianidade”, festejou o deputado.
Por isso, continuou, “quem auxilia de forma sistemática pela valorização deste entrelaçamento cultural secular, é merecedor de uma honraria como o Mérito Farroupilha. Sinto-me honrado ao propor esta cerimônia”, prosseguiu Reinelli, “Sinto-me orgulhoso, acima de tudo, em premiar um cidadão que promove a cultura italiana no nosso Rio Grande, que mantém acesa a chama do imigrante em território gaúcho e, igualmente, sinto-me representado, uma vez que têm origem aí, também, meus antepassados. Divido com todos a minha alegria em homenagear o cônsul Nicola Occhipinti”, finalizou.
Homenageado
Em seu discurso, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, disse que se sentia muito emocionado, gratificado e honrado. “Sendo o primeiro cônsul de carreira de qualquer país creditado no RS e o primeiro cidadão italiano a receber a Medalha ao Mérito Farroupilha (a máxima distinção outorgada pelo Poder Legislativo do Rio Grande do Sul a pessoas que contribuíram no desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado), acredito que esta outorga seja motivo de orgulho, também, para o meu país”, destacou.
Contou que, em 2014, quando chegou à Capital gaúcha, o número total de cidadãos cadastrados no consulado-geral da Itália era 66.723. Atualmente, este total é de 83.100. “Portanto 16.377 novos cidadãos, representando assim um aumento global de mais de 24% em pouco mais de três anos”, comemorou. “Todos os que me conhecem”, ressaltou o homenageado, “sabem que acredito que os descendentes de Italianos no RS constituem inestimável capital humano, que a Itália precisa valorizar por meio do reconhecimento da cidadania”.
Por conta disso, destacou, em 2014 a Câmara de Comércio Italiana no Rio Grande do Sul (CCIRS) estabeleceu-se junto à sede do consulado-geral. Como resultado, sinergias entre o setor público e privado renderam frutos que levaram a um aumento também no número de sócios da entidade, que eram de 21, para os atuais 200. Este conjunto, prosseguiu o cônsul-geral, contribui para reforçar os laços econômicos e culturais entre o Rio Grande do Sul e a Itália, bem como entre Brasil e Europa. “Em 2017, o consulado-geral da Itália em Porto Alegre está alcançando recordes históricos, tanto em termos de reconhecimento de cidadania, como de emissão de passaportes”, enalteceu.
Por fim, agradeceu a deferência do deputado Reinelli em distingui-lo com a medalha. “Igualmente agradeço aos funcionários do consulado-geral da Italia nesta Capital. Devido ao incansável compromisso cotidiano de todos, alcançamos um exitoso trabalho em equipe. Trabalho de equipe este construído, também, por mérito do embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, que nos permitiu atingir resultados extraordinários, graças ao seu constante apoio e à sua visionaria ação de coordenação”.