Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Michel Temer se reuniu no sábado com o presidente da Câmara dos Deputados para discutir a tramitação da reforma da Previdência

Compartilhe esta notícia:

Temer com Maia e ministros em reunião no início deste mês. (Foto: Divulgação/PR)

O presidente Michel Temer se reuniu neste sábado (18) no Palácio da Alvorada com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

De acordo com nota oficial, o objetivo do encontro foi discutir tramitação da reforma da Previdência e a pauta da Câmara na próxima semana.

Na tarde deste domingo (19), Temer deverá receber ministros e parlamentares aliados. A pauta do encontro deverá se concentrar nas estratégias para reorganizar a base governista na Câmara, a fim de se obter os votos necessários para a aprovação da reforma da Previdência. Por se tratar de uma PEC (proposta de emenda constitucional), são necessários para a aprovação os votos de pelo menos 308 dos 513 deputados.

Uma das estratégias para se alcançar esse objetivo é uma reforma ministerial que acomode representantes do chamado “Centrão” (bloco de deputados parlamentares de partidos conservadores) no lugar de ministros do PSDB, cuja bancada tem votado dividida nas questões de interesse do governo. Bruno Araújo (PSDB-PE) já deixou o comando do Ministério das Cidades.

Enviada no ano passado ao Congresso, a reforma patina na Câmara dos Deputados. No entanto, o governo retomou as negociações e espera aprovar a proposta até meados de dezembro.

Rodrigo Maia já disse apoiar a reforma da Previdência, mas insiste que o governo deve reorganizar a base para ter votos para aprovar a matéria, porque, segundo disse, os deputados estão “machucados”.

O presidente da Câmara chegou a oferecer um café da manhã para que Temer e a equipe econômica convencessem líderes da importância da reforma.

Após esse encontro, o relator da proposta, deputado Arthur Maia (PPS-BA), retomou o trabalho em cima do texto, a fim de apresentar uma nova proposta com pontos que são consenso entre as legendas.

No entanto, a equipe econômica já sinalizou que não abre mão de alguns itens da reforma, como idade mínima para aposentadoria e equiparação das regras do setor público com o privado.

Por outro lado, o governo cedeu e deve deixar de fora da reforma pontos como mudanças na aposentadoria rural e no pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

“Machucados”

Recentemente Maia afirmou que a reforma não anda porque os deputados estariam “machucados”. “Nós passamos cinco meses aqui de muita tensão. Um desgaste para os deputados da base que votaram com o presidente, muito grande. Não adianta a gente negar. Os deputados estão machucados. Então, o governo precisa dar uma conversada com os lideres, dar uma reorganizada na base”, afirmou Maia.

Nesse período citado por Maia, a Câmara rejeitou as duas denúncias oferecidas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o presidente pelos crimes de corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa.

Com isso, os deputados livraram Temer de ser processado no Supremo Tribunal Federal e os dois processos contra ele só poderão ser analisados pela Justiça em 2019, quando ele deixar o mandato.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Na cadeia, Picciani conversou com Cabral e desabafou: “sistema é muito degradante”
Podemos, PSOL e PR querem expulsar “infiéis” que soltaram deputados no Rio de Janeiro
https://www.osul.com.br/o-presidente-temer-se-reuniu-com-maia-para-discutir-tramitacao-da-reforma-da-previdencia/ Michel Temer se reuniu no sábado com o presidente da Câmara dos Deputados para discutir a tramitação da reforma da Previdência 2017-11-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar