Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
30°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Reforma da Previdência prevê idade mínima de 55 anos para policiais

Compartilhe esta notícia:

Sartori viajou a Brasília nesta quarta-feira para reunião de governadores com o presidente Michel Temer. (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Os dados preliminares do texto da Reforma da Previdência confirmados aos governadores ontem em Brasília pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, indicam que a medida vai prever idade mínima de aposentadoria de 60 anos para professores e de 55 anos para policiais e pessoas submetidas a condições de trabalho prejudiciais de saúde, segundo documento da equipe econômica. A idade mínima de aposentadoria para os demais trabalhadores será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. O tempo mínimo de contribuição para o Regime Geral de Previdência Social será fixado em 15 anos. Para os servidores públicos, o tempo mínimo de contribuição permanecerá em 25 anos.

Números da Reforma
Quem atingir os 15 anos de contribuição vai receber 60% do benefício da aposentadoria. O cidadão só terá direito a 100% da aposentadoria quando chegar a 40 anos de contribuição.
Dentro da proposta, nos primeiros dois anos pós-reforma, a idade mínima será para 55 anos e só em 20 anos chega a 65.

A convite de Temer, Sartori conhece texto da Reforma
Ao lado de outros 15 governadores e vice-governadores convidados pelo presidente Michel Temer para um almoço ontem, em Brasília, o governador gaúcho José Ivo Sartori conheceu o texto da Reforma da Previdência que será remetido ao Congresso. O presidente pediu o empenho pessoal dos governadores junto aos deputados federais para aprovação do texto.

Convencendo deputados
Enquanto isso, o governo gaúcho trabalha politicamente para aprovar na Assembleia Legislativa a proposta de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Cada deputado recebeu um documento detalhando a situação atual e o cenário futuro com e sem a adesão à renegociação da dívida.

Governo admite calamidade financeira no RS
O documento elaborado pelo governo gaúcho menciona claramente a situação de “calamidade financeira” do Estado, e mostra as medidas propostas. A integra está disponível no link http://www.novoestado.rs.gov.br/upload/arquivos/201611/21192211-um-novo-estado-doc-final.pdf

Gaúchos de olho nos royalties de energia eólica
O Congresso Nacional está avançando nas discussões de uma proposta que estabelece royalties de 10% sobre a produção da energia gerada pelos ventos, o que vem preocupando investidores do setor. Há uma pressão forte da bancada nordestina. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 97/15), em tramitação na Câmara dos Deputados, que inclui a energia eólica entre os bens da União e garante que o resultado da exploração da energia dos ventos para geração de eletricidade (os chamados royalties) seja compartilhado entre a União, Estados, Distrito Federal e municípios. O texto é de autoria do deputado Heráclito Fortes (PSB-PI). A PEC beneficia a diversos municípios gaúchos.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O que o Banco Mundial diz sobre o Brasil
A Black Friday do jeitinho
https://www.osul.com.br/reforma-da-previdencia-preve-idade-minima-de-55-anos-para-policiais/ Reforma da Previdência prevê idade mínima de 55 anos para policiais 2017-11-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar