Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Embaixador de Israel Yossi Shelley vem à Capital prestigiar comemorações dos 70 anos da criação do Estado de Israel. Evento da Federação Israelita do RS e entidades filiadas, acontece nesta terça-feira (28)

Compartilhe esta notícia:

Para celebrar os 70 anos da Partilha da Palestina em sessão na ONU presidida pelo diplomata gaúcho Osvaldo Aranha, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) e entidades filiadas realizarão um jantar comemorativo no dia 28 de novembro. O evento contará com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, do presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Fernando Lottenberg, de representantes da Família Aranha, corpos consulares e demais autoridades.

O jantar está programado para as 20h, na sede da sinagoga União Israelita (Rua Dr. Barros Cassal, 750) e estima reunir 250 participantes. O presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann, destaca a relevância da celebração desta data para a comunidade judaica e ressalta também a importância de reconhecer o decisivo papel de um gaúcho nesse momento histórico.

Homenagens e atrações artísticas também estão previstas para o evento. Um selo comemorativo foi elaborado pela FIRS especialmente para as comemorações dos 70 Anos do Estado de Israel, que chancelará todas as atividades relativas à data.

PARTILHA DA PALESTINA

Após a II Guerra Mundial, a Coroa Britânica, mandatária da região desde 1920, decidiu sair da então Palestina devido aos conflitos entre árabes e judeus, solicitando à ONU uma decisão sobre o território. Em 1947, uma comissão especial (UNSCOP), composta por delegados de 11 países, visitou a região e reconheceu a necessidade da criação de dois estados, um árabe e outro judeu, economicamente unidos, tendo Jerusalém como enclave internacionalizado. Nos meses seguintes, estudos e negociações foram realizados para definir com precisão a divisão geográfica do território. A ideia foi aceita pela liderança judaica e veementemente negada pela árabe.

Na noite de 29 de novembro de 1947, em assembleia presidida por Osvaldo Aranha no plenário das Nações Unidas em Nova Iorque, a Resolução 181 foi aprovada por 33 votos a favor, 13 contra e 10 abstenções. A sessão plenária foi transmitida pelas rádios do mundo inteiro e acompanhada com atenção pelas comunidades judaicas de todo o mundo. Na palestina, enquanto os judeus comemoravam seu direito à autodeterminação, a população árabe e os países vizinhos lançam uma campanha de negação à determinação da ONU, gerando uma espiral de violência que resultou na chamada Guerra de Independência e a criação oficial do Estado de Israel em 14 de maio de 1948.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Palácio Piratini sedia mais uma edição do Encontro do Bem, idealizado pela ALAP
Estádio Beira-Rio recebe final de campeonato de videogame
https://www.osul.com.br/embaixador-de-israel-yossi-shelley-vem-capital-prestigiar-o-inicio-das-comemoracoes-dos-70-anos-da-criacao-do-estado-de-israel-evento-promovido-pela-federacao-israelita-do-rs-e-entidades-filiadas/ Embaixador de Israel Yossi Shelley vem à Capital prestigiar comemorações dos 70 anos da criação do Estado de Israel. Evento da Federação Israelita do RS e entidades filiadas, acontece nesta terça-feira (28) 2017-11-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar