Quinta-feira, 24 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Antigos rivais, os sites de compras coletivas Peixe Urbano e Groupon Brasil anunciaram a fusão de seus negócios no Brasil e na América Latina

Compartilhe esta notícia:

O Groupon é utilizado por 52 milhões de pessoas na América Latina. (Foto: Reprodução)

Antigas rivais no comércio eletrônico brasileiro, Peixe Urbano e Groupon Brasil anunciaram nesta segunda-feira (27) a fusão de suas operações. As duas empresas, que se tornaram conhecidas no início dos anos 2010 com o modelo de compras coletivas, hoje atuam no segmento de cupons de desconto. O valor da transação não foi revelado pelas empresas.

Em comunicado distribuído à imprensa, as empresas avisam que vão unir suas equipes, mas manter ambas as plataformas funcionando. “O objetivo é que, gradualmente, os usuários das duas marcas tenham o mesmo cardápio de ofertas”, diz o texto oficial. “É uma soma de fortalezas. Ao fim das contas, quem se beneficia é o usuário”, afirma Félix Lulion, presidente executivo do Groupon Brasil.

As duas empresas também devem compartilhar tecnologias – um exemplo é o sistema Use Agora, presente no aplicativo do Peixe Urbano, que permite que o usuário adquira um cupom de desconto e o utilize na sequência. Segundo o Peixe Urbano, a modalidade corresponde a 90% das ofertas de restaurantes de sua plataforma, e agora estará disponível no Groupon. Hoje, o Peixe Urbano tem cerca de 30 milhões de usuários no Brasil – já o Groupon não revela seu número de usuários no País, mas é utilizado por 52 milhões de pessoas na América Latina.

A transação foi capitaneada pelo fundo de investimentos Mountain Nazca, que, em fevereiro, adquiriu a operação do Groupon América Latina e, agora, compra o controle acionário do Peixe Urbano, que estava na mão dos chineses do Baidu.

Para Pedro Guasti, presidente da consultoria especializada em e-commerce eBit, a fusão auxilia as duas companhias a ter melhores margens de lucro. “A médio prazo, deve haver um enxugamento na gestão, em termos de sistemas, tecnologia e pessoas”, diz. “Como no comércio eletrônico as margens são pequenas, qualquer economia ajuda as empresas a ter melhores margens de lucro.”

Trajetória

Fundada em 2010 por Julio Vasconcelos, o Peixe Urbano foi um dos primeiros grandes casos de sucesso de startups brasileiras, disputando mercado na época com o norte-americano Groupon. As duas empresas enfrentaram dilemas parecidos: cresceram rápido demais e tiveram problemas com fornecedores, o que manchou parte de sua reputação perante ao público.

Para seguir em frente, foi preciso se reinventar. Em 2013, o Peixe se transformou em um site de venda de serviços – sem número mínimo de compradores para ativar uma oferta.

O movimento chamou a atenção da chinesa Baidu, que comprou uma fatia majoritária da empresa – o valor da transação não foi divulgado na época. Com dinheiro em caixa, a startup voltou a crescer. Em 2016, registrou o maior faturamento da história, chegando a R$ 1 bilhão, em crescimento de 40% na comparação com o ano anterior. No início do ano, o Peixe Urbano mudou seu escritório para Florianópolis, chegando à marca de 450 funcionários.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Uma planilha apresentada por delator da empreiteira Odebrecht mostra 700 mil reais para supostas despesas do sítio utilizado por Lula em Atibaia, no interior paulista
Cinco agentes da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio disseram que a suposta agressão ao ex-governador do Rio Anthony Garotinho teria sido “quase impossível” de acontecer
https://www.osul.com.br/antigos-rivais-os-sites-de-compras-coletivas-peixe-urbano-e-groupon-brasil-anunciaram-fusao-de-seus-negocios-no-brasil-e-na-america-latina/ Antigos rivais, os sites de compras coletivas Peixe Urbano e Groupon Brasil anunciaram a fusão de seus negócios no Brasil e na América Latina 2017-11-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar