Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de dezembro de 2017
A AGS (Associação Gaúcha de Startups) e o Comitê Porto Alegre da RGE (Rede Global de Empreendedorismo de Porto Alegre) promoveram na noite de quarta-feira (6) o primeiro encontro reunindo simultaneamente integrantes das duas organizações. Durante o evento, que ocorreu no Espaço PierX, no Shopping Iguatemi em Porto Alegre, representantes da comunidade empreendedora ligados aos dois movimentos promoveram um debate para a construção de um roadmap conjunto de ações para o próximos ano.
Entre os temas destacados é possível ressaltar itens como a necessidade de fortalecer o senso de comunidade local numa nova perspectiva de cidadania, promover uma organização mais racional e articulada do calendário de eventos, estabelecer uma comunicação mais “agressiva” sobre projetos e iniciativas, valorizar empreendedores locais, facilitar o acesso à informação, recursos e investimentos, apoiar a programas de educação empreendedora, estimular adoção de novas ferramentas e boas práticas, entre outros.
Segundo o presidente da AGS, François Holl, o encontro além de integrar dois movimentos importantes permitiu uma troca muito positiva. “Foi muito bacana ouvir um poucos mais sobre a percepção de diferentes atores do nosso ecossistema. Tenho certeza o que compartilhamos aqui dará origem a importantes iniciativas num curto espaço de tempo. Começamos a construir um verdadeiro pacto a partir de um propósito comum que é o empreendedorismo.”, explicou.
Para o líder do Comitê da RGE, Thiago Ribeiro, o união dos dois movimentos é um marco para a comunidade empreendedora e simboliza o esforço de todos na construção de um modelo colaborativo com o propósito de fortalecer e qualificar nosso ambiente empreendedor. “Promovemos um diálogo aberto e muito verdadeiro sobre as percepções, dores e desejos da nossa comunidade. Nosso primeiro encontro conjunto foi muito promissor e nos aponta para um grande 2018.”, concluiu.
Nas próximas semanas o material coletado será compilado, dando origem a sugestões de projetos relacionados a cada tema levantado que irão compor um roadmap conjunto da AGS e da RGE para ser executado ao longo de 2018.
Entre os temas destacados é possível ressaltar itens como a necessidade de fortalecer o senso de comunidade local. (Foto: Divulgação)