Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de maio de 2015
A manhã desta quarta-feira (06) foi marcada por paralisação e protestos nas Santas Casas e hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul. O atendimento eletivo em algumas instituições de Porto Alegre e cidades do interior foi suspenso. As consultas serão remarcadas.
O objetivo, conforme a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos, é chamar a atenção sobre a escassez de recursos para a área da saúde. Os hospitais filantrópicos são responsáveis por mais de 70% do atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado.
Em Porto Alegre, a mobilização atingiu oito instituições. Na Santa Casa, consultas e exames foram suspensos. A paralisação também acontece em municípios como Pelotas, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul.
Representantes da Santa Casa de Porto Alegre afirmam que a instituição é a maior prestadora de serviços do SUS no Rio Grande do Sul e decidiu pela redução definitiva de leitos hospitalares: clínicos, pediátricos, cirúrgicos e até na UTI. Outras unidades também devem anunciar cortes no atendimento.