Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de janeiro de 2018
Xangri-Lá recebeu no final de semana a primeira classificatória do Torneio de Bocha na Areia 2018, com apoio do Sistema Fecomércio/SESC-RS e GBOEx. Nove duplas disputaram um lugar na final do campeonato, agendada para o dia 10 de fevereiro. As partidas foram realizadas no último sábado (13), na sede campestre da SABA (Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida). A dupla vencedora foi a dos irmãos cearenses Ediel e Jediel Barreto, que nas duas edições anteriores do Torneio foram vice-campeões nas finais respectivas. Para eles, a bocha é um esporte que os mantêm mais unidos e os divertem. “Já chegamos a duas outras finais, esperamos que dessa vez a gente consiga ser os grandes campeões”, espera Jediel.
O segundo lugar ficou para Luiz Carlos Borille e Sérgio Bavermann, que também se classificaram para a final, que acontecerá na beira da praia de Atlântida, em frente à sede social da SABA, que pela primeira vez receberá o Torneio de Bocha na Areia. “Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Xangri-lá para montarmos uma estrutura na praia”, conta o presidente da SABA, Leandro Adaime, que espera contar com a vibração e torcida do público.
“É muito importante receber eventos esportivos como este que movimentam o litoral durante a temporada de verão”, comemora Adaime, que já demonstrava simpatia pelo Torneio antes mesmo de iniciar sua gestão no final de 2017. A sede campestre da SABA conta com duas canchas de areia com 4m x 24m que sediaram as partidas da primeira etapa e serão transferidas para a beira da praia pela primeira vez, para receber a grande final do dia 10 de fevereiro. “O que está dando certo, temos que manter”, acrescenta o presidente sobre a novidade desta terceira edição do evento.
Para o coordenador do Torneio, Geraldo Stédile Jr., a bocha na areia se torna um jogo bem mais simples, já que algumas regras são colocadas em exceção, como o espaçamento de 25cm para bochar, entre outras. “É mais livre, o que faz com que tenhamos mais adeptos na competição”, destaca Stédile. Além disso, ele ressalta os momentos de discussões consideradas pelos jogadores como sadias “por conta da adrenalina”, diz o coordenador. “Mas tudo termina em abraço e churrasco”, finaliza.
A próxima etapa do Torneio de Bocha na Areia será no sábado (20), às 15h, em Nova Tramandaí, na rua Porto Alegre, 109. Depois será a vez de Capão da Canoa, no dia 27, às 9h na Praça do Farol. (Marysol Cooper/ O Sul)