Sábado, 18 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais Santander Cultural apresenta maior acervo de moedas do Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Moedas de Don Pedro II. (Foto: Adriana Franciosi/Divulgação)

Considerado o maior acervo de moedas do Rio Grande do Sul, as peças pertencentes a Coleção Santander Brasil ganham dimensão pública por meio da exposição “Brasil numismático – a moeda brasileira de 1822 a 2017” e o livro Numismática, disponível na Biblioteca do Santander Cultural, em bibliotecas de instituições culturais, escolares, bancárias e universidades.

A coleção reúne exemplares de vários metais, do ouro ao aço inoxidável, de vários países, do Brasil à Ásia. Os sistemas monetários brasileiros, a partir de 1822, ano em que o Brasil oficialmente torna-se independente de Portugal, estão representados na mostra e na publicação.

A ideia é fazer um passeio pelos réis, cruzados, coroas, tostões, cruzeiros e reais, cunhados em diversos metais que trazem governantes do País, as riquezas da fauna e da flora, as belezas naturais, os principais setores da economia nacional e aspectos da história política, cultural, econômica e social.

Com a proposta de ampliar a exposição permanente “Documentos, papéis, um prédio, muitas histórias”, instalada desde 2012 no subsolo do Santander Cultural, “Brasil numismático – a moeda brasileira de 1822 a 2017” está atrelada a uma importante missão: dividir com os visitantes um bem público, ou seja, apresentar mais de 1500 peças carregadas de histórias cujos valores formam o patrimônio material e imaterial da instituição e o retrato do País.

São 17 painéis que pretendem preservar histórias, tempos distintos, regiões próximas e longínquas, com um universo de informações sobre: Anatomia da moeda; As moedas de ouro; As casas da moeda no Brasil; Advento da República; Cruzeiro; Cruzado; Cruzado Novo; Novo Cruzeiro, Cruzeiro Real e Real.

Em sintonia com a mostra, o Santander Cultural acaba de lançar o livro Numismática / Coleção Santander Brasil, primeira publicação de oito volumes sobre a coleção histórica da instituição. Moedas, medalhas, cheques, cadernetas, livretos, livros contábeis, certificados, cédulas, recibos, chapas, fotografias, máquinas, cofres, certidões, chaves, grampeadores, perfuradores, balanças para ouro e para cartas e outros objetos curiosos, estão catalogados nas áreas: bibliografia, documentação, iconografia, maquinaria, medalhística, mobiliário e tesserologia. Neste primeiro livro é possível encontrar moedas de cinco continentes e conhecer em detalhes a nossa história ‒ afinal, essas peças são um dos principais responsáveis por narrar os fatos que hoje conhecemos, da Antiguidade ao mundo contemporâneo.

Serviço:

“Exposição permanente Brasil numismático – a moeda brasileira de 1822 a 2017”

Aberta ao público desde 18 de janeiro

Subsolo Santander Cultural

Livro “Numismática / Coleção Santander Brasil”

Disponível para leitura e pesquisa na Biblioteca Santander Cultural

Santander Cultural:

Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico – Porto Alegre RS

Telefone: (51) 3287.5500

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

TNT Charles Master se apresenta hoje no Pepsi Twist Land, em Atlântida
Casa de Cultura Mario Quintana recebe Oficina de Redesenho do Objeto em fevereiro
https://www.osul.com.br/santander-cultural-apresenta-maior-acervo-de-moedas-do-rio-grande-do-sul/ Santander Cultural apresenta maior acervo de moedas do Rio Grande do Sul 2018-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar