Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de março de 2018
Astronautas encontram plânctons: a agência de notícias russa ITAR-TASS revelou que os astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) encontraram vestígios de organismos marinhos, conhecidos como plânctons, nas paredes exteriores da estação.
A amostra do plâncton encontrado foi coletada durante uma caminhada espacial. Os astronautas limpavam o lado de fora da estação. A pergunta agora é: como esses organismos marinhos foram parar no espaço?
O chefe da missão da ISS, Vladimir Solovjev, explica que o cosmódromo de Baikonur, de onde partem a maioria das naves em direção à ISS, não fica perto o suficiente do mar. Esses pequenos viajantes não poderiam ter chegado a bordo.
A hipótese mais provável é que as correntes atmosféricas da Terra tenham elevado esses plânctons para mais de 400 quilômetros até chegarem à Estação Espacial Internacional. Cientistas da ISS tentam descobrir até que ponto esses micro-organismos foram capazes de sobreviver às baixas temperaturas e à falta de oxigênio do espaço.