Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de julho de 2015
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a madrugada de segunda-feira (13) afetam pelo menos 3,4 mil pessoas. Desse total, mais de 680 estão desabrigadas, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (15) pela Defesa Civil.
Dos 37 municípios que enfrentam problemas com o acúmulo de água, Esteio Rolante e Riozinho estão em situação mais crítica e já decretaram situação de emergência. A Defesa Civil monitora a situação dos rios Uruguai, Caí e Sinos. No município de Esteio, foram entregues agasalhos e alimentos não perecíveis para os abrigos municipais. O município amanheceu com muito lixo – como galhos e garrafas plásticas – espalhado pelas ruas.
Além disso, milhares de clientes seguem sem luz em razão dos danos causados à rede elétrica pelas chuvas. Nas regiões atendidas pela AES Sul, o número de clientes sem energia elétrica era de 4 mil no fim da manhã. Já a área de concessão da RGE tinha 6,7 mil pontos sem energia. As chuvas tendem a diminuir nesta tarde na Região Nordeste, na Serra e no Litoral Norte do Estado, segundo o Inmet.