Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2018
A história do rádio começou no século passado e, acompanhando o desenvolvimento das tecnologias, as entidades ligadas ao rádio e a televisão como a Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão) promovem ações que incentivem a melhor execução das atividades relacionadas ao setor. Na tarde desta quinta-feira (26) , um seminário reuniu integrantes do conselho da Agert e comunicadores de todo o Rio Grande do Sul para debater a comercialização do rádio nos tempo atuais. O encontro aconteceu no plenário do TRE/RS (Tribunal Regional Eleitoral), em Porto Alegre.
O vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação, Paulo Sérgio Pinto foi um dos palestrantes do Seminário de Comercialização do Rádio. Em sua apresentação, ele ressaltou que o rádio é uma emissora e não só um aparelho, como era visto pelas pessoas antigamente. “O rádio é eterno, porém não pode ser visto como um aparelho e sim como um meio de levar conteúdo a uma sociedade e mesmo a uma civilização”, afirma.
Paulo Sérgio também destacou métodos inovadores de trabalhar na rádio e citou a Rádio Grenal, integrante do grupo Rede Pampa, que possui 24h de futebol em sua programação, sendo assim, a primeira rádio utilizar o modelo de transmissão. “Hoje o rádio encontra-se em diversas plataformas e pode ser acessado em qualquer lugar via celular e computador, por exemplo”, explica.
O publicitário Washington Olivetto recebeu destaque na apresentação, pois Paulo Sérgio utilizou de suas histórias e filosofias para abordar a criatividade e as polêmicas que envolvem os anúncios e a comercialização no rádio.
O presidente da Agert, Roberto Cervo, fez a abertura do evento, destacando a presença dos profissionais de imprensa e da importância deles para o crescimento do rádio. O presidente do TRE-RS, Carlos Cini Marchionatti, acrescentou a fala de Cervo, ressaltando o auxílio dos veículos de comunicação para a política, principalmente em período eleitoral. Na oportunidade, foi entregue uma homenagem aos palestrantes do Seminário de Comercialização. (Marysol Cooper/ O Sul)