Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 7 de maio de 2018
Gabriela Roth, 27 anos, filósofa e advogada, especialista em Direito Digital e está embarcando para a Califórnia, EUA. Ela é a primeira advogada gaúcha a participar da Missão Vale do Silício, o maior ecossistema global em que as pessoas pensam, em conjunto, sobre como inovar o mundo de forma tecnológica e eficaz.
O objetivo da viagem de Gabriela realizar um estudo de aprofundamento em sua área, trazer para o Brasil as inovações tecnológicas discutidas por lá e, principalmente, estudar sobre como é possível se proteger dentro desse novo cenário tecnológico. “É importante porque podemos prever problemas jurídicos digitais no futuro, realidade virtual e inteligência virtual. Isso será implementado aqui no Brasil daqui a 5 ou 10 anos”, comenta a advogada.
“As leis atuais brasileiras não acompanham a sociedade. Junto com o aumento do acesso à tecnologia, novas demandas judiciais irão surgir, como apontam os vazamentos de dados pessoais, problemas com o uso de aplicativos, crimes virtuais contra a honra e invasão de privacidade. Nem sempre o desenvolvimento social acompanha a tecnologia, mas é preciso que as leis, a sociedade e a tecnologia dialoguem. Devemos estar preparados, cientes de nossos direitos e sabendo quais são os riscos desse novo mundo”.