Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de julho de 2015
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse à TV pública alemã ARD neste domingo que é possível discutir uma nova redução nos juros e um prazo maior para a dívida da Grécia, após o país ter aprovado na quarta-feira (15) a primeira parte das reformas exigidas pelos credores.
Após o acordo, os gregos receberam esta semana um pacote de ajuda de até 85 bilhões euros. Merkel disse que essa ajuda abre caminho para a Grécia receber um novo alívio em sua dívida, já concedido em ocasiões anteriores. “Tivemos uma redução da dívida voluntária por parte dos credores privados e então estendemos os prazos e reduzimos os juros”, disse em entrevista.
“E agora podemos falar sobre essas possibilidades de novo … uma vez que a primeira revisão bem sucedida do programa a ser negociado for concluída, em seguida exatamente esta questão será discutida”, disse ela.
Merkel pediu rapidez nas negociações do novo pacote de resgate que será negociado, após a primeira revisão bem sucedida que liberou ajuda inicial à Grécia.
Berlim, o maior contribuinte para resgates da zona do euro, fará tudo o que poder para que as negociações sejam concluídas com sucesso, mas vai “negociar duro” para assegurar que Atenas cumpra os acordos, disse a chanceler.
“Isso certamente não vai ser fácil, porque há coisas que temos discutido com todos os governos gregos desde 2010 que nunca foram feitas, mas que foram feitas em outros países como Portugal e Irlanda”, afirmou.