Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd O que vai interessar

Compartilhe esta notícia:

Mário Bernd concorrerá ao Senado pelo PPS. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Sem demora, candidatos à Presidência da República não terão como escapar do tema déficit público. A diferença entre receitas e despesas terminará o ano em 560 bilhões de reais, incluindo os juros da dívida. Os debates deverão ainda se concentrar em torno de desperdício de recursos e controle de gastos na boca do caixa. Será a oportunidade de conferir se austeridade e zelo com dinheiro público dão voto.

Fórmula desgastada

Aparecerão candidatos querendo ressuscitar a CPMF, na forma de Contribuição Social para a Saúde. A troca de nome e de vestimenta não torna o tributo menos danoso nem disfarça a voracidade fiscal. Desde a criação do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira, em julho de 1993, com destinação exclusiva para a saúde pública, o orçamento não cresceu. Sucessivas gestões desviaram a arrecadação para outras áreas, caracterizando fraudes que ficaram impunes.

Situação caótica

Dos candidatos serão exigidas respostas sobre o sistema insolvente e injusto da Previdência Social, que paga benefícios insuficientes à grande maioria de aposentados e pensionistas da iniciativa privada. Será preciso começar desfazendo tabus, mitos e meias verdades.

Recuo

Bateu o bom senso depois que as multas diárias de 500 mil reais saltaram para 2 milhões, acrescidas da criminalização do movimento. Os petroleiros suspenderam a paralisação e a Refinaria Alberto Pasqualini retoma as atividades.

Confusão se mantém

Registro da Agência Brasil, a oficial do governo: “A Petrobras voltou a aumentar o preço da gasolina, depois de cinco quedas consecutivas no valor do combustível. A partir desta quinta-feira, dia 31, o preço nas refinarias subirá 0,74 por cento e passará a ser de R$ 1,9671 por litro. Em maio, o preço do combustível nas refinarias da Petrobras acumula alta de 9,42 por cento, já que em 28 de abril o litro custava R$ 1,7977”.

Mais uma

Posto que não repassar desconto no óleo diesel será multado em até 9 milhões de reais e ter interdição. A liderança da categoria não gostou e pode reagir com uma greve.

De qualquer jeito

A falta de combustíveis provocou episódios inusitados que começam a ser contados: motorista parou numa farmácia e comprou 36 litros de álcool hospitalar 96 graus. Foi informado de que tem o mesmo teor do etanol. O automóvel saindo rodando.

Primeira definição

O presidente nacional, Roberto Freire, declarou ontem que Mário Bernd é seu candidato preferido para concorrer ao Senado pelo PPS. Foi diretor-técnico do Grupo Hospitalar Conceição, diretor regional da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública, coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde e presidente do BRDE. Elegeu-se deputado estadual em 1998, tendo sido vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Fase da pescaria

O MDB silencia sobre a escolha do vice na chapa de José Ivo Sartori. Manterá a atual parceria se não firmar aliança com partido mais consistente. O PSD tem apenas um deputado na Assembleia Legislativa.

Sonho

Persiste em muitos a ilusão de que um Estado forte, capaz de interferir em tudo, é o atalho indicado para criar uma espécie de paraíso na terra. Estado forte gera autoritarismo, repressão, frustração e medo.

Alguém paga a conta

O problema transita pelos países: após aumentar as tarifas públicas, o presidente Mauricio Macri argumentou que os subsídios da família Kirchner, concedidos de 2003 a 2015, geraram fortes rombos nas contas do governo argentino.

Uma pergunta

Tornar o país uma democracia limpa e civilizada, sem as tenebrosas transações. Será pedir muito?

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

QG tranquilo
Comandante do Exército critica “tresloucados” que pedem intervenção militar
https://www.osul.com.br/o-que-vai-interessar/ O que vai interessar 2018-06-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar