Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro é maior entre os homens

Compartilhe esta notícia:

Concorrentes apostam em paralisia do deputado nas pesquisas. (Foto: Agência Brasil)

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) ainda tem no eleitorado masculino o seu principal trunfo para a eleições deste ano. Nesse segmento, ele lidera as intenções de voto com 28%, mais do que o dobro de seu desempenho entre as mulheres (13%), de acordo com a pesquisa divulgada no início desta semana pelo instituto Ibope. Já no eleitorado total, a taxa obtida pelo polêmico deputado federal e ex-militar é de 20%.

Esses resultados se referem ao cenário em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é apresentado como opção aos eleitores – na prática, o mais provável, já que o líder petista tem impedimento legal para concorrer, devido à sua condenação em segunda instância e prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava-Jato.

O apoio a Bolsonaro aumenta à medida que crescem a renda e a escolaridade dos entrevistados. Ele tem 12% na faixa dos eleitores mais pobres, com renda familiar de até um salário mínimo. No outro extremo, entre quem recebe mais de cinco salários mínimos, a taxa chega a 32%.

Na faixa de quem cursou o ensino médio ou a universidade, o candidato do PSL chega a 24% das preferências. Entre os que não passaram da quarta série do ensino fundamental, o apoio é de apenas 10%.

Já na divisão do eleitorado por regiões geográficas, Bolsonaro se sai melhor no Norte/Centro-Oeste, com 30%. No Sudeste e no Sul ele tem 21% e 23%, respectivamente. O Nordeste é a única região em que o candidato do PSL não aparece como líder isolado – nessa área, Marina Silva (Rede) tem 17% e Ciro Gomes (PDT) 14%.

Marina, que no cenário sem Lula aparece na segunda colocação, com 12% e em empate técnico com Ciro, se sai melhor entre as mulheres que entre os homens (15% a 10%). A preferência por ela é significativamente maior entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, que entre os mais velhos, com 55 anos ou mais (18% a 10%). Em termos geográficos, a candidata da Rede colhe melhores resultados no Norte/Centro-Oeste e no Nordeste (15% e 17%, respectivamente).

No cenário com Lula, o ex-presidente tem mais influência entre os nordestinos, onde é o preferido da maioria absoluta da população (60%). Nas demais regiões, a taxa cai para menos da metade no Sul (27%) e no Sudeste (28%). No Norte/Centro-Oeste, ele tem 33%. Preso em Curitiba desde 7 abril, Lula é o candidato oficial do PT, mas deverá ser substituído por Fernando Haddad quando a Justiça Eleitoral vetar sua participação na campanha.

Temer

Além de sondar as preferências eleitorais dos brasileiros, o Ibope mediu ainda a aprovação e a desaprovação ao governo do presidente Michel Temer. A gestão é considerada “ótima” ou “boa” por apenas 3%, “regular” por 19% e “ruim” ou “péssima” por 76%. Na Região Nordeste, a desaprovação chega a 86%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios de todo o País, no período abrangido pelos dias 17 a 19 de agosto. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01665/2018.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O presidenciável Jair Bolsonaro poderá ser punido por fazer propaganda eleitoral irregular. Ele discursou como candidato na igreja evangélica frequentada pela esposa
Teste gratuito para pacientes com câncer gástrico chega ao Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/o-apoio-ao-presidenciavel-jair-bolsonaro-e-maior-entre-os-homens/ O apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro é maior entre os homens 2018-08-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar