Sábado, 21 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 3 de setembro de 2018
O Clube dos Jangadeiros, também chamado carinhosamente de Janga, com sede na zona sul de Porto Alegre, está mobilizando sócios, velejadores de todas as classes, lanchas, familiares, alunos e professores da Escola de Vela Barra Limpa a se engajarem na World Cleanup Day, movimento internacional que está envolvendo mais de 200 cidades brasileiras e cerca de 150 países. O objetivo é um mutirão de coleta de lixo eletrônico, numa gigantesca ação cívica de limpeza de lixo e resíduos em praias, rios, florestas e ruas
Um grupo de facilitadores, capitaneados pelo vice-comodoro Administrativo Pedro Pesce, o cruzeirista Cristian Yanzer e o atleta Rafael Paradeda, está trabalhando para inserir o Janga nessa poderosa onda verde que está unindo pessoas de todos os continentes até sábado (15 de setembro). O movimento no Janga, realizado em parceria com o Greenpeace, Blog Impacta o Mundo e a ONG Toda a Vida, irá envolver dois mutirões: a coleta de lixo eletrônico (pilha, bateria, celular, impressora, cabo de celular, computador, secador de cabelo, panela, telefone, etc) em um contêiner que ficará bem à vista no Continente, próximo ao restaurante Pimenta Rosa.
Outro grande momento, que irá congregar todos os clubes náuticos da capital, será a limpeza das áreas ribeirinhas do Guaíba, principalmente da Ilha do Presídio. Com horário, inicialmente previsto para às 13h30min (programação definitiva será divulgada em breve), as embarcações partirão com sacos de lixos e luvas para o mutirão. A ação deverá estar finalizada em torno das 17h com a catalogação dos resíduos pelos alunos de Biologia da UniRitter e a retirada pelo DMLU. O Jangadeiros será o QG oficial de chegada da coleta de todos os Clubes.