Terça-feira, 29 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A previsão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária não se realizou e o fim da fila de medicamentos genéricos ficou para dezembro

Compartilhe esta notícia:

Há hoje cerca de 111 petições de análise de genéricos pendentes. (Foto: Reprodução)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não conseguiu zerar a fila de análise de medicamentos genéricos até o fim de agosto, conforme havia previsto, e agora isso deve acontecer apenas em dezembro. A informação é de Maria Cristina Frias, do jornal Folha de S. Paulo.

A entidade anunciou, em julho deste ano, que o passivo seria encerrado até o mês seguinte. Há hoje cerca de 111 petições pendentes, sendo que 44 foram adicionadas após a definição da estratégia.

A agência afirma que uma parte não foi solucionada “devido à demanda da mesma área técnica para analisar processos prioritários para doenças raras” e que a questão será resolvida até dezembro.

O atraso é compreensível perto da situação anterior e não é considerado negativo pelo setor, diz Telma Salles, da PróGenéricos (entidade setorial). “Havia 763 petições em julho de 2017”, diz ela.

“Houve também uma mudança na presidência e uma reorganização das diretorias que pode ter impactado o fluxo de trabalho deles. Mas acredito que vão conseguir zerar a fila antes [de dezembro].”

Rotulagem nutricional necessita de mudanças

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária consolidou os resultados preliminares de uma TPS (Tomada Pública de Subsídios) sobre rotulagem nutricional de alimentos, que contou com ampla participação dos setores afetados pelo tema.

De acordo com o órgão, mais de 33 mil contribuições foram recebidas durante a consulta aberta ao público.

As sugestões foram enviadas por um total de 3.579 participantes, com destaque para os consumidores, que representaram 63% desse total. Os dados revelam que, para 88% dos participantes, a rotulagem nutricional não ajuda a identificar facilmente o valor nutricional do alimento; 91% entendem que a forma de apresentação das informações nutricionais deveria ser alterada.

A participação internacional na TPS também foi expressiva – foram recebidos comentários de 101 representantes de 27 países, especialmente de instituições de ensino, consumidores, setor produtivo e sociedade civil.

Realizada entre os dias 25/05 e 24/07 deste ano, a TPS nº 1/2018 buscou coletar informações ou evidências sobre o Relatório Preliminar de AIR (Análise de Impacto Regulatório) sobre Rotulagem Nutricional. Esse mecanismo de consulta aberta ao público é uma inovação recente adotada pela Agência na condução de temas regulatórios, em alinhamento às diretrizes de Boas Práticas Regulatórias da Anvisa e as recomendações da Casa Civil.

Logo após o encerramento do período de 60 dias de consulta, a Anvisa disponibilizou a planilha de contribuições da TPS nº 1/2018 com os dados brutos das contribuições recebidas. Além disso, foi iniciado o processo técnico de análise e consolidação dessas contribuições.

Após o tratamento inicial dos dados, que incluiu a identificação de contribuições duplicadas, a Anvisa elaborou um documento com os resultados preliminares da participação social na TPS.

A Anvisa informou que continuará com o processo de análise das contribuições e que, em momento oportuno, divulgará o Relatório de Consolidação das Contribuições da TPS. Ao mesmo tempo, a análise dos resultados trará os insumos necessários para a conclusão do Relatório de AIR submetido a contribuições, e a versão final deste documento será o subsídio para a futura decisão regulatório acerca do tema.

A divulgação dos dados da TPS reforça o compromisso da Anvisa com a condução transparente desse processo. Maiores informações sobre o assunto e os resultados iniciais da participação social podem ser acessadas na página específica da TPS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Uma rede de escolas brasileira abrirá unidades em Dubai e Turquia
Marina Silva muda imagem para se livrar do rótulo de mulher frágil: ousa no visual e adota discurso mais forte
https://www.osul.com.br/a-previsao-da-agencia-nacional-de-vigilancia-sanitaria-nao-se-realizou-e-o-fim-da-fila-de-genericos-ficou-para-dezembro/ A previsão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária não se realizou e o fim da fila de medicamentos genéricos ficou para dezembro 2018-09-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar