Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de setembro de 2018
O governo imperial nomeou o General Luis Alves de Lima e Silva para comandar as forças imperiais. Duque de Caxias contava com o exército de doze mil homens enquanto o exército farroupilha estava reduzido a mil combatentes. Os Farroupilhas, enfraquecidos após tantos anos de dura luta, aceitaram a proposta do Império.
A Paz do Ponche Verde foi assinada pelo Presidente da República Rio-grandense Gomes Jardim e por Duque de Caxias em 28 de fevereiro de 1845. O acordo foi muito vantajoso para os Farroupilhas, pois os revoltosos tiveram ampla anistia; liberdade para os escravos que participaram da guerra; taxação sobre o charque platino importado entre outros benefícios.
Assim, encerrava-se a revolta dos Farrapos e a paz voltou ao Rio Grande do Sul. Era o fim dessa ímpia e injusta guerra, que perdurou por dez anos, de 1835 a 1845. História da Revolução Farroupilha.
Acompanhe tudo pela Rádio Liberdade. A Rádio Liberdade se faz presente no piquete Rede Pampa Schin/Rádio Liberdade, acompanhando tudo o que acontece nesta Semana Farroupilha, no Parque da Harmonia.
Voltar Todas de Semana Farroupilha