Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 17 de setembro de 2018
Seja na pilcha do gaúcho, na erva mate ou até na carne e no arroz do carreteiro (mesmo com subsídios), os impostos pesam para o cidadão. Pensando nisso, o SESCON-RS realiza pela terceira vez o seu Carreteiro Tributário, ação que visa aproveitar o período cívico do gaúcho para alertar quanto a alta carga tributária no país. Na próxima segunda-feira (17/09), a partir das 19h30, serão distribuídas gratuitamente 300 porções do prato típico no Acampamento Farroupilha.
De acordo com a oitava edição do estudo do IRBES (Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade), a carga tributária brasileira é a 15ª no mundo. A análise é baseada na Carga Tributária sobre o PIB, que mede a arrecadação, e no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mapeia a qualidade de vida. Ao fazer o cruzamento de informações, o Brasil figura em último lugar entre os 30 países com maior carga tributária. Essa tem sido a sua colocação, desde a primeira edição do estudo.
Ganância tributária – De tudo o que se é consumido no país, 33%, em média, é imposto. Em 2018, o brasileiro vai trabalhar o equivalente a 153 dias, apenas para pagar impostos. (Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT)
Fundo falso – Preocupado com esse desequilibro entre o que é arrecadado pelo poder público e o que é devolvido à população, o SESCON-RS realiza o 3º Carreteiro Tributário SESCON-RS, no Piquete Rancho Tradição, no Parque da Harmonia. A exemplo dos anos anteriores, a refeição será servida ao público em cumbucas com fundo falso, para demonstrar a quantidade de impostos paga pelo brasileiro. “A pessoa vai comer pouco mais da metade da porção. O restante do prato típico, o governo já nos tirou com impostos”, destaca o Presidente do SESCON-RS, Célio Levandovski.
Apelo ecológico – Além de alertar para a alta carga tributária, a ação do SESCON-RS também alerta para a consciência ecológica. Após o consumo, a cumbuca na qual o Carreteiro será servido se transforma em vaso ecológico autoirrigável. “É importante aproveitar a ação para unir propósitos. E a questão da sustentabilidade também é bandeira do SESCON-RS”, ressalta Levandovski.
Serviço: Carreteiro Tributário SESCON-RS/ 17/09, às 19h30min/ Piquete Rancho Tradição (Setor C – Lote 70), Acampamento Farroupilha / INFORMAÇÕES: eventos@sesconrs.com.br
Voltar Todas de Semana Farroupilha