Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Descubra quais Estados usam biscoito e quais usam bolacha

Compartilhe esta notícia:

A palavra biscoito vem do latim bis coctum (cozido duas vezes) e data do século 14. A palavra bolacha é derivada de bolo e nasceu no século 18.(Foto: Pixabay)

Nem direita, nem esquerda, nada divide mais o País do que um pacote de discos de farinha assados, separados ou não por um recheio cremoso, salgado ou doce. As divergências de como chamá-lo levanta paixões na internet e remete aos regionalismos do português brasileiro. A palavra biscoito vem do latim bis coctum (cozido duas vezes) e data do século 14. A palavra bolacha é derivada de bolo e nasceu no século 18.

Segundo a Abrimap (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), por padrão, a indústria adotou “biscoito” nas embalagens, mas não vê problemas em usar bolacha. A própria resolução da Anvisa, de 2005, que trata do produto, usa as palavras biscoito e bolacha.

Cada Estado adota a sua maneira e alguns convivem com os dois:

Biscoito: Alagoas; Bahia; Ceará; Espírito Santo; Pará; Pernambuco; Piauí; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte.

Bolacha: Amazonas; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Paraná; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo; Tocantins.

Biscoito e bolacha: Acre; Amapá; Distrito Federal; Maranhão; Minas Gerais; Paraíba; Rondônia; Roraima.

Bergamota / Mexerica

O correto é mimosa, mexerica ou ponkan? Ou é tudo a mesma coisa? Quase. Todas são chamadas de tangerinas e pertencem a um grupo de frutos cítricos, originárias da planta citrus. A grande variedade de nomes fica por conta de cada região.

Paulo Andrade, que é engenheiro agrônomo, explica que são quatro os principais tipos de tangerinas: a tangerina ponkan, a tangerina montenegrina ou mimosa, a murcote (ou morgote) e a mexerica. No Rio Grande do Sul, as tangerinas também são chamadas de bergamota.

As tangerinas são frutas de colheita de inverno, em geral entre os meses de abril a julho, e que tem como característica a facilidade de descolar a casca e os gomos, diferente das laranjas que têm a casca mais aderida. A ponkan é mais comum das tangerinas: tem a casca mais grossa e é mais adocicada. “Ela é de tamanho maior, tem a casca mais grossa, a coloração laranja mais amarelada e são, em geral, bastantes doces”, explica Andrade. Depois, temos a montenegrina, que é da região de Montenegro, no Rio Grande do Sul. “São um pouco menores, de cor mais laranja avermelhada. Também são chamadas de mimosa, no Paraná e em Santa Catarina.”

Outro tipo de tangerina é a mexerica, que tem o aroma característico mais forte, por isso também é conhecidas como cheirosinha. “O fruto é menor e pode ser colhido relativamente verde”, diz. A última variação é a murcote (ou morgote) que é, na verdade, um híbrido da tangerina e da laranja. “Por isso, a casca é mais aderida, mas os gomos descolam fácil”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Um ministro do Supremo disse que há gabinetes do STF “distribuindo senha para soltar corrupto”
O PT precisa conter Bolsonaro nas periferias, disse Lula a Fernando Haddad
https://www.osul.com.br/descubra-quais-estados-usam-biscoito-e-quais-usam-bolacha/ Descubra quais Estados usam biscoito e quais usam bolacha 2018-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar