Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Oficina gratuita de língua portuguesa do CIEE-RS abre oportunidades para haitianos

Compartilhe esta notícia:

Turma de imigrantes haitianos na primeira aula da oficina de Língua Portuguesa promovida pelo CIEE-RS. (Foto: Sérgio Martins)

 

Um grupo de mais de 40 haitianos está participando de uma oficina especial do CIEE-RS para ensino da língua portuguesa. As três aulas semanais são resultado de uma rede de parceria e solidariedade reunindo o CIEE, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o Centro Humanístico Vida e o Clube de Mães Jardim da Colina. O objetivo comum é contribuir para que eles tenham mais condições de ingressar no mercado de trabalho.

Na aula inaugural desta quinta-feira, dia 28, no Centro Vida, eles agradeceram a acolhida e manifestaram esperança de viver dias melhores. Marie, de apenas 10 anos e filha de uma das alunas, já consegue se comunicar em português e contou que sua mãe já foi professora, mas agora está disposta a exercer outra atividade.

O gestor de Programas Sociais do CIEE-RS, Marco Antônio Rödel, fez questão de cumprimentar cada um dos alunos haitianos e elogiou o esforço e o exemplo de superação. O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, destacou a importância das parcerias para oferecer novas condições para quem veio de tão longe em busca de novas oportunidades.

Além do ensino de português com a educadora social do CIEE Jarina Menezes, eles também recebem orientações sobre elaboração de currículo e postura em uma entrevista de emprego. Os haitianos moram no bairro Sarandi e têm entre 25 a 45 anos. Eles se comunicam em crioulo e francês e alguns falam também inglês e espanhol. Muitos vieram sozinhos e pretendem buscar a família depois de conseguirem alguma estabilidade financeira.

Entre os haitianos que estão aprendendo português há um jornalista, três professores, três engenheiros civis, uma enfermeira, um formado em Ciências Contábeis e um técnico em TI. Os demais têm o Ensino Médio e apenas uma participante não é alfabetizada.

Na confraternização de encerramento da aula inaugural teve bolo e Parabéns cantado em três idiomas – francês, inglês e português – para Marie Ketzer, uma das haitianas que estava de aniversário.

Também participaram da aula inaugural a supervisora de Programas Sociais do CIEE-RS, Melânia Lisiak; as coordenadoras Carine Neves e Priscila Santana; o coordenador do Centro Vida, Marçueli Castro, e a presidente do Clube de Mães, Tânia Mara, entre outros convidados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Onix atinge 1 milhão de unidades produzidas. Modelo da Chevrolet celebra recorde fabril no momento em que completa seis anos no mercado brasileiro
Souza Cruz aposta na diversidade na escolha de seu novo grupo de estagiários
https://www.osul.com.br/oficina-gratuita-de-lingua-portuguesa-do-ciee-rs-abre-oportunidades-para-haitianos/ Oficina gratuita de língua portuguesa do CIEE-RS abre oportunidades para haitianos 2018-10-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar