Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de outubro de 2018
A busca por novos conhecimentos e habilidades foi a principal motivação do grupo de cerca de 50 adolescentes e jovens que concluiu o programa de inclusão digital Cidadania e Talento.com do Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS).
A formatura, com a presença de amigos e familiares, foi realizada nesta última terça-feira (02), no Centro de Eventos CIEE. Antes do início da cerimônia, Miqueias Naum Barbosa Ribeiro, de 15 anos, disse que se inscreveu nas oficinas do Cidadania por considerar que “se destaca quem tem mais conhecimento”. Aluno do Ensino Médio, ele quer fazer o curso superior relacionado à tecnologia.
Miqueias também sabe que a capacitação digital pode facilitar a busca por uma vaga no mundo do trabalho. O programa do CIEE-RS tem duração de dois meses e é dividido em oficinas temáticas com assuntos de cidadania, tecnologia e comunicação voltados ao universo juvenil. Criado em 2004, o programa já beneficiou mais de 2.700 usuários.
Ao participar da cerimônia, a vice-presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDICA), Mara Valandro, elogiou os alunos por sua perseverança e empenho na busca de novos aprendizados e cumprimentou os familiares pelo apoio aos formandos.
A formatura foi conduzida pelo gestor de Relações Institucionais do CIEE-RS, Cláudio Inácio Bins, e teve a presença do superintendente regional da Amcham – parceira do programa – Marcelo Rodrigues; da vice-presidente do Instituto de Prevenção e Pesquisa em Álcool e outras Dependências (IPPAD), Carmem Vernete; de Cláudia Bauer, voluntária do instituto e da psicóloga Bruna Ortiz, representante da Nova Acrópole.