Sábado, 18 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas PSDB ficou em cima do muro contra a vontade de Doria

Compartilhe esta notícia:

João Doria (E) e Jair Bolsonaro destacaram a ação dos policiais no interior de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O ex-prefeito de São Paulo e candidato ao governo paulista, João Doria, defendeu ontem, na reunião da executiva nacional do partido, mais apoio financeiro para os candidatos tucanos que disputam as eleições do segundo turno em seis Estados brasileiros. A manifestação de Doria incluiu o candidato Eduardo Leite, que disputa no Rio Grande do Sul o segundo turno com o governador José Ivo Sartori, do MDB. Ao final da reunião, Doria mostrou-se contrariado com a posição do partido, de não se posicionar em relação às candidaturas de Jair Bolsonaro ou Fernando Haddad. Doria disse que “não há a menor possibilidade, ao meu ver, de o PSDB não manifestar claramente uma posição contra o PT, que quase destruiu o Brasil e o PSDB”.

Apoiador de Bolsonaro, Heinze poderá estar ao lado de Sartori

O senador eleito Luiz Carlos Heinze poderá estar no palanque de José Ivo Sartori caso Eduardo Leite, candidato a governador do PSDB, não se posicione claramente em favor de Jair Bolsonaro no segundo turno. Sartori já anunciou apoio a Bolsonaro.

Sai PCdoB, entra DEM

Duas alterações significativas na próxima legislatura da Assembleia gaúcha: o Partido Comunista do Brasil não terá bancada porque não conseguiu o número mínimo de votos para eleger um deputado. Enquanto isso, o Democratas, que na atual legislatura ficou sem bancada, voltará a ter seu bloco partidário, com a eleição de dois deputados na coligação com o PSL, que terá bancada de quatro deputados. Outras novidades serão o Novo, com dois deputados, e o Podemos, com um deputado, que também passam a ter bancadas no Legislativo gaúcho.

Na Câmara Federal são 77 mulheres

Um número maior de mulheres ganhou espaço na Câmara dos Deputados. Em 2014, 51 mulheres haviam sido eleitas para ocupar assentos na Câmara. Agora, foram 77, de um total de 513 deputados. Na eleição deste ano, a Justiça Eleitoral registrou 2,6 mil candidatas a deputada federal. Em 2014, foram 2,3 mil candidatas. Mas o número sofreu uma variação importante entre os partidos.

Reforma da Previdência: pauta urgente

Em editorial, o Estadão lembra que “no ano passado, convém lembrar, o rombo no Regime Geral de Previdência Social foi de R$ 182 bilhões, 21,5% maior do que em 2016. Já o déficit do Regime Próprio de Previdência Social, que atende os servidores públicos, foi de R$ 86 bilhões em 2017, 12% maior do que no ano anterior. Não é necessário muito esforço para concluir que, caso nada seja feito, os resultados do próximo ano serão ainda piores e o próximo governo tende à paralisia. Hoje, mais da metade do Orçamento da União – 56% – é consumida por despesas com pensões e aposentadorias.Os candidatos tinham a obrigação de informar à Nação como pretendiam solucionar o grave problema do déficit da Previdência. Se mantida daqui para a frente, a omissão observada na campanha eleitoral haverá de inviabilizar o futuro governo e trazer severas consequências ao País”.

PSDB, Novo, DEM e PP ficam em cima do muro

De olho no fisiologismo, as direções nacionais do PSDB, Novo, DEM e PP não captaram o recado das urnas, e decidiram ontem pela posição de neutralidade entre as candidaturas de Bolsonaro e Haddad no segundo turno.

CNJ cobra desembargadores que se manifestaram politicamente

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, determinou a instauração, de ofício, de pedido de providências contra desembargadores e juízes que teriam praticado conduta vedada a magistrados nestas eleições. No dia 5 de outubro, a Corregedoria Nacional de Justiça fez recomendações aos magistrados brasileiros quanto às Eleições de 2018.

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O resultado do circo
A renovação do Brasil
https://www.osul.com.br/psdb-ficou-em-cima-do-muro-contra-a-vontade-de-doria/ PSDB ficou em cima do muro contra a vontade de Doria 2018-10-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar