Domingo, 19 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Malta & Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

Senador queria o Ministério da Defesa ou a Embaixada brasileira em Israel. (Foto: Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O senador Magno Malta (PR-ES) recusou o Ministério do Desenvolvimento Social. Os bastidores do que aconteceu, segundo uma fonte da equipe de transição: dois dias após o segundo turno da eleição, ele telefonou para o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e o surpreendeu com o pedido para comandar a pasta da Defesa ou a Embaixada brasileira em Israel. Bolsonaro respondeu com duas perguntas: “Você fala inglês ou tem quatro-estrelas no ombro?”. Malta não tocou mais no assunto. E Bolsonaro, que sempre o viu como o aliado certo para causas sociais, não entendeu a demanda.

Voldemort

A turma da transição não tem dúvidas de que, por trás do pedido de Malta, está Valdemar da Costa Neto, dono do PR, que vai perder a Infraero e os Ministério dos Transportes.

Vaga

Na saída honrosa de Bolsonaro para Malta (que chegou a ser cogitado como vice na chapa), avalia-se uma direção de entidade do Sistema S.

Do peito

Embora uma parte pequena do MDB seja atendida no Ministério do Desenvolvimento Social, a indicação do gaúcho Osmar Terra é da cota pessoal de Bolsonaro, de quem é amigo.

Confusão

O Ministério das Relações Exteriores cancelou o debate “O Movimento Comunista Internacional e Seus Impactos no Brasil”, que seria realizado em seu auditório ontem. Um jornal publicou reportagem sobre cartilha produzida por um professor de História no Rio de Janeiro, com patrocínio parcial do Itamaraty e que chama Bolsonaro de homofóbico. Resultado: todos os eventos com conteúdo “polêmico ou sensível” foram suspensos.

Pé na porta

O deputado federal Pastor Marco Feliciano (Podemos-SP) quer ser ministro dos Direitos Humanos, de qualquer maneira. Ontem, ele foi até a equipe de transição no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e, mesmo sem agenda, pediu uma reunião com Bolsonaro. Foi atendido, mas sem pompas. Feliciano articula um apoio da bancada evangélica para o seu nome ou de indicado seu. Parte da bancada está “queimando” a indicada Damares Alves.

Mistério de Bacabal

O assalto é assunto da polícia. Mas autoridades se perguntam: Por que uma agência bancária de uma pequena cidade no meio do Maranhão tinha R$ 100 milhões no cofre?

Que Vergonha…

A PF (Polícia Federal) em Brasília conduziu o advogado Cristiano Acioli para depoimento, por ordem do ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal). No voo 1446 (Congonhas-Brasília), com o avião ainda no pátio em São Paulo, Acioli – na mesma fileira que o ministro – chamou a Corte de “vergonha”. Visivelmente irritado, Lewandowski alertou: “Você quer ser preso?”, antes de pedir ao comissário que chamasse a PF.

… Senhor ministro

Na aeronave, um agente da PF conversou com o advogado, que se comprometeu a não se dirigir mais ao ministro durante o voo. Acioli diz ter sido intimidado pelo policial federal, com a justificativa de que “o avião não é lugar para se manifestar”. O advogado, que é procurador da República, reforçou que tem direito à liberdade de expressão. Fato.

Confira

O vídeo gravado pelo advogado foi publicado em primeira mão no Twitter e no Facebook da Coluna.

Hein?

Causa curiosidade em seus pares a pressa dos senadores Ana Amélia (PP-RS) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES), autora e relator, respectivamente, do PLS 284/17, que autoriza o fisco a fechar empresas devedoras de tributos. A audiência está marcada para hoje, em uma comissão do Senado. Ambos os parlamentares estarão sem mandato a partir de 2019.

Pergunta…

… Como fica o Seu Zé da mercearia da esquina que, diante da alta carga tributária, não conseguiu pagar em dia os seus impostos mas depende do comércio aberto para sobreviver?

Resposta

A assessoria de Hamilton Dias de Souza, o advogado da Plural (pool de distribuidoras de combustíveis) que defende o projeto no Senado, informou que ele “não participou de esquema junto ao Carf [Conselho de Administração de Recursos Fiscais] e que, por isso, a denúncia contra ele deverá ser sumariamente rejeitada pela Justiça”. Ele foi denunciado na operação há dias.

ESPLANADEIRA

– A PUC-Rio e as Lojas Americanas realizam a preimeira maratona de negócios para estimular os alunos a pensarem em soluções para questões reais da empresa.

– Leandro Bellini, secretário de Cultura da Fundação Cesgranrio, recebeu homenagens de amigos e artistas pelo seu aniversário.

– O jornal “O Dia”, do Rio de Janeiro, vai promover no dia 14 o seminário “Legados para o Brasil”, com palestras do presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, e do ministro Moreira Franco.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Provocação
Câmara e Senado
https://www.osul.com.br/malta-bolsonaro/ Malta & Bolsonaro 2018-12-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar