Quarta-feira, 01 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de julho de 2015
Os vagalumes são criaturas em extinção no País, mas na Casa Cor é possível encontrá-los em apenas um dos ambientes. O Terraço dos Vagalumes, projetado pela paisagista e design de interiores Soraia Pereira com a parceria da luminotécnica Sandra Thomé, têm a noite como foco e traz o conforto na luz do dia. O visual “clean” propicia aos visitantes um convite para prestigiar o ambiente, que possui 75 metros quadrados, podendo usufruir da natureza e de uma bela piscina.
“Depois de conhecer 34 ambientes internos, os visitantes conseguem respirar o ar livre e admirar uma moderna arquitetura projetada para o relaxamento”, contou Soraia Pereira. O Terraço dos Vagalumes possui estar com sofá e poltronas e bancos para a contemplação de outros ambientes externos da mostra. A piscina de fibra pastilhada da iGui é o ponto forte do espaço, por ter sido lançada na Casa Cor 2015. Os espelhos localizados em todo o revestimento dos suportes do terraço servem para ampliar e refletir a vegetação aplicada.
Projetado para oferecer lazer durante a recepção de amigos e eventos, a proposta luminotécnica varia entre as luminárias de fibra de carbono e lâmpadas de LED de fibra ótica, instaladas em meio a vegetação, motivando a ideia de que são vagalumes. Trazendo a proposta da extinção do inseto noturno, Sandra Thomé regulou as lâmpadas para que os vagalumes alternassem entre piscando e desligadas, deixando a existência do inseto factual. Ela conta também que o planejamento ocasiona curiosidade não só das crianças, mas dos adultos também. “Os visitantes chegam e começam a contar histórias de quando enxergaram um vaga-lume pela última vez”, acrescenta.
Como o objetivo principal do ambiente é deixar os visitantes à vontade, a recepção deve ser atrativa. Desde o início da mostra Júlio Carvalho desempenha amigavelmente o trabalho de recepcionista do terraço. Sua função, como a de todos os outros funcionários, é apresentar o que de mais belo têm o ambiente. “Está sendo uma experiência maravilhosa. Além do fato de conhecer novas pessoas, estou apreciando a beleza da mostra”, disse. Entre o vai e vem dos visitantes, o recepcionista mostra que o Terraço dos Vagalumes faz jus ao tema deste ano “O Brasil visto por dentro”.
A Casa Cor está em sua 29ª edição, e reúne anualmente renomados arquitetos, decoradores e paisagistas em 19 franquias nacionais. Esta edição reuniu 62 profissionais responsáveis pelo planejamento do mais de 3,5 mil metros quadrados, que ficarão em exposição até o dia 9 de agosto.
Uma das propostas da Casa Cor, em todas as edições, é mostrar detalhes de renovação para os ambientes. Os espaços promovem novos artistas e estilos para usos de peças tradicionais de inúmeras finalidades. Observar atentamente permite conhecer os novos itens e descobrir formas incomuns de valorizar objetos e obras de arte. O funcionamento ocorre de terça a sexta, das 15h às 21h, aos sábados, das 12h às 21h e das 12h às 20h nos domingos e feriados.