Sábado, 26 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais A face bela e dramática das cidades brasileiras: Tuca Reinés inaugura exposição em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Fotógrafo levou 1 ano e 10 meses para concluir a série. (Foto: Lucas Uebel/ o Sul)

 

Mariani Ferreira

Um dos fotógrafos mais respeitados da atualidade no Brasil, Tuca Reinés inaugura nesta terça-feira (4)  exposição no Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028). A abertura da mostra “O Olhar Vertical”, às 19h30min, contará ainda com o lançamento do livro “Tuca Reinés: O Olhar em Suspensão”, que traz 120 fotografias, textos e entrevista com o fotógrafo.

A ideia de criar essa série surgiu em 2013, quando o  Santander convidou Reinés para realizar imagens de diversas cidades do País onde se instalavam novas agências do banco. Mas o trabalho foi além do simples registro institucional. As fotos capturam o imenso abismo social que separa condomínios de luxo e favelas, muitas vezes construídos lado a lado. Mostra a degradação ambiental provocada tanto por invasões quanto por grandes empreendimentos imobiliários e a potencialidade desperdiçadas das cidades brasileiras. “O turismo, por exemplo, que é importantíssimo para a economia global, não é levado a sério. Nesse sentido, são negligenciados, e a exposição retrata isso,  pontos que poderiam ser valorizados e agregadores de valor a essas cidades”, afirma Reinés.

O curador da mostra, Agnaldo Farias, vai além. Ele afirma que as fotos mostram o potencial que não é aproveitado dessas cidades, os recursos hídricos – perdidos em rios cada vez mais poluídos –, e a cultura de não pensar em planejamento urbano. “Os rumos das cidades também são nossa responsabilidade, não apenas de especialistas ou políticos. Eles vão tomar decisões baseadas em outros fatores, muitas vezes econômicos, mas nós é que vivemos na cidade. Não é porque eu moro em São Paulo, que Porto Alegre não é minha responsabilidade. Tudo isso aqui é Brasil.”

“Olhar Vertical” foi produzida durante 1 ano 10 meses, tempo no qual Reinés visitou 49 cidades. Foram 101 horas de voos de helicóptero. Experiência, aliás, que será retratada em um vídeo exibido durante a exposição. Entre os 37.653 cliques disparados pelo fotógrafo, estão retratos lindos e dramáticos das faces mais belas e devastadas das cidades brasileiras, de Norte a Sul do País.

A mostra fica aberta a visitação a partir de quarta-feira (5), de terças a sábados, das 10h às 19h, e domingos e feriados, das 13h às 19h. Até 30 de agosto. A entrada é franca.

Confira imagens da exposição:

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

David Byrne pede transparência aos serviços de streaming
Ashton Kutcher se irrita com presença de paparazzo e faz gesto obsceno
https://www.osul.com.br/a-face-bela-e-dramatica-das-cidades-brasileiras-tuca-reines-inaugura-exposicao-em-porto-alegre/ A face bela e dramática das cidades brasileiras: Tuca Reinés inaugura exposição em Porto Alegre 2015-08-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar