Domingo, 19 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de fevereiro de 2019
Maior surpresa do Oscar no último domingo, a vitória de Olivia Colman na categoria de melhor atriz fez com que Glenn Close, uma das atrizes mais respeitadas de Hollywood, continuasse sem uma estatueta para chamar de sua — sete vezes indicada desde 1982 — por Tootsie — , a protagonista de A esposa mantém o melancólico recorde de ser a atriz que mais teve indicações na história da premiação sem jamais conquistar uma vitória. Conheça outros casos.
Aos 71 anos, Close, no entanto, não é a única injustiçada pela Academia: Martin Scorsese, diretor de clássicos indiscutíveis como Taxi driver (1976), Touro indomável (1980) e Os bons companheiros (1990), só foi agraciado como melhor diretor em 2006, com Os infiltrados . Um de seus maiores colaboradores, Leonardo DiCaprio também foi ignorado por muito tempo pelo Oscar: o ator só recebeu sua primeira estatueta em 2016, por O regresso , após cinco indicações e muitas piadinhas na internet.
Na mesma cerimônia que deixou Glenn Close de mãos abanando, a Academia ainda fez outra reparação histórica: concedeu o prêmio de melhor roteiro adaptado a Spike Lee. O diretor de 61 anos só tinha um Oscar honorário pelo conjunto da obra, já que não teve sorte quando lançou Faça a coisa certa (1989) e Malcolm X (1992).
Confira, abaixo, alguns dos maiores talentos de Hollywood que permanecem sem um Oscar.
1. Amy Adams
A atriz, de 44 anos, já soma seis indicações ao Oscar, sem nenhuma vitória. Neste ano, ela concorria mais uma vez por seu desempenho como Lynne Cheney em Vice , mas acabou sendo preterida por Regina King, de Se a rua Beale falasse . As repetidas chances perdidas já têm feito com que a atriz seja chamada de “nova DiCaprio”.
2. Bradley Cooper
Diretor e astro de Nasce uma estrela , um dos filmes com mais indicações neste ano, Bradley Cooper saiu mais uma vez de mãos abanando da cerimônia. O ator de 44 anos já soma sete indicações ao Oscar, incluindo quatro por interpretação.
3. Tom Cruise
Embora hoje não ande tão popular, Tom Cruise continua uma das maiores estrelas de Hollywood. O ator foi indicado por Nascido em 4 de julho (1989), Jerry Maguire (1996) e Magnólia (1999), mas continua sem a consagração da Academia.
4. David Lynch
Um dos criadores mais influentes e ousados em atividade, o trabalho de David Lynch foi esnobado pela Academia. Suas indicações ao Oscar de melhor diretor incluem O homem elefante (1980), Veludo azul (1986) e Mulholland drive (2001).
5. Paul Thomas Anderson
Aos 48 anos, o diretor acumula elogios da crítica por filmes como Boogie Nights (1997), Magnólia (1999) e O mestre (2012). Apesar de já ter na prateleira prêmios de direção dos festivais de Cannes, Berlim e Veneza, ele nunca venceu nada no Oscar — seja por direção, filme ou roteiro.
6. Joaquin Phoenix
Um dos atores favoritos de Paul Thomas Anderson, Joaquin Phoenix também é outro injustiçado pela Academia. O ator já foi indicado por O mestre (2012), Walk the line (2005) e Gladiador (2001).
7. Jessica Chastain
Favorita ao prêmio de melhor atriz em 2013 por seu desempenho em Zero dark thirty , a atriz de 41 anos perdeu para Jennifer Lawrence, que concorria com a dramédia O lado bom da vida . Antes disso, ela perdeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante para Olivia Spencer, sua colega em Histórias cruzadas (2012).
8. Liam Neeson
Aos 66 anos, o ator britânico permanece sem Oscar. Sua grande chance foi em 1994, por sua performance como Oskar Schindler em A lista de Schindler . Mas quem saiu ganhando naquela noite foi Tom Hanks, por Filadélfia .
9. Ridley Scott
Aos 81 anos, o veterano permanece sem uma estatueta de melhor direção após quatro indicações. Sua maior chance foi com Gladiador , vencedor do Oscar de melhor filme e mais quatro prêmios em 2001. Mesmo assim, a Academia preferiu dar o prêmio de melhor diretor para Steven Soderbergh, por Traffic .
10. Edward Norton
O ator de 49 anos soma três indicações que não vingaram, por As duas faces de um crime (1996), A outra história americana (1998) e Birdman (2014).
11. David Fincher
Diretor de Edward Norton no cultuado Clube da luta (1999), o diretor de 56 anos só recebeu indicações de melhor diretor por O curioso caso de Benjamin Button (2008) e A rede social (2010).
12. Ralph Fiennes
Aclamado ator shakespeariano, o inglês de 56 anos foi outro esnobado em 1994 por A lista de Schindler . Sua interpretação como o nazista Amon Göth foi preterida pela de Tommy Lee Jones em O fugitivo , na categoria de ator coadjuvante. Outra oportunidade perdida foi em 1997, quando ele concorreu à estatueta de melhor ator por O paciente inglês .
13. Ed Harris
O ator de 68 anos já teve quatro chances de levar uma estatueta para casa, incluindo uma indicação ao prêmio de melhor ator por Pollock (2000), cinebiografia do pintor americano Jackson Pollock dirigida e estrelada por Harris.