Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Encontradas as caixas-pretas do avião da companhia aérea Ethiopian Airlines que caiu no domingo

Compartilhe esta notícia:

O avião da Boeing, modelo 737 MAX 8, caiu perto da cidade de Bishoftu. (Foto: Reprodução)

As caixas-pretas do avião que caiu após decolar da capital da Etiópia, Adis Abeba, foram encontradas, informou a companhia Ethiopian Airlines nesta segunda-feira (11). Os gravadores de dados de voo digital e de voz da cabine podem ajudar a esclarecer a tragédia, que deixou 157 mortos.

O Boeing 737 MAX 8 caiu no domingo (10) perto da cidade de Bishoftu, 62 km a sudeste de Adis Abeba, seis minutos depois de decolar. A aeronave seguia na direção de Nairobi, no Quênia. Os 8 tripulantes e os 149 passageiros que estavam a bordo morreram. Entre os passageiros, estavam cidadãos de mais de 30 países (não havia brasileiros).

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que entre as vítimas estão mais de 20 de seus funcionários. Muitos viajaram para uma conferência da organização sobre o meio ambiente em na capital queniana.

“Este é um dia triste para muitos ao redor do mundo e para as Nações Unidas em particular. Uma tragédia global atingiu o país [a Etiópia], e a ONU está unida em seu luto”, disse o secretário-geral da organização, Antonio Guterres, na abertura da reunião anual sobre os direitos das mulheres na Assembleia Geral, após pedir um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.

Segundo lista divulgada pela companhia, havia passageiros quenianos, etíopes, norte-americanos, canadenses, franceses, chineses, egípcios, suecos, britânicos, holandeses, indianos, eslovacos, austríacos, suecos, russos, marroquinos, espanhóis, poloneses e israelenses

O piloto do voo 302 da Ethiopian Airlines, identificado como Yared Getachew, tinha mais de 8 mil horas de voo. Ele pediu para voltar para o aeroporto após encontrar alguma dificuldade para guiar a aeronave.

A empresa ressalta que o avião era novo. “Como eu disse, é um avião novo em folha, sem registros de problemas técnicos, comandado por um piloto sênior, e não há nenhuma causa à qual possamos atribuir [o acidente] neste momento”, disse o presidente da empresa aérea, Tewolde GebreMariam Medhin.

Buscas continuam

As buscas nos destroços continuaram nesta segunda-feira. A Boeing afirmou que uma equipe técnica sua irá ao local do acidente para fornecer assistência técnica sob a direção do Departamento de Investigação de Acidentes da Etiópia e do Departamento Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA. Uma equipe americana já está no local, de acordo com a CNN.

Duas testemunhas disseram à agência Reuters que a aeronave estava soltando fumaça e emitindo um som estranho. O proprietário da fazenda onde o avião caiu, Malka Galato, afirmou que a aeronave fez uma curva repentina antes de cair. O fazendeiro Tamirat Abera também relatou que o avião tentou fazer uma curva fechada pouco antes da queda.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O governo irá tratar das alterações para a aposentadoria de militares em um projeto único
O iPhone deve ganhar óculos de realidade aumentada
https://www.osul.com.br/encontradas-as-caixas-pretas-do-aviao-da-companhia-aerea-ethiopian-airlines-que-caiu-no-domingo/ Encontradas as caixas-pretas do avião da companhia aérea Ethiopian Airlines que caiu no domingo 2019-03-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar