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Por Redação O Sul | 11 de agosto de 2015
Anualmente, as famílias brasileiras gastam 20,3 bilhões de reais com serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure, segundo dados de uma pesquisa brasileira. Os gastos são 18% superiores às despesas com cursos regulares de educação (da pré-escola ao segundo grau), que são de 17,24 bilhões de reais. São superiores também ao montante anual das famílias com alimentos básicos, como aves e ovos, que é de 19,86 bilhões de reais.
Os dados que compõem o estudo consideram os serviços de barbeiro, cabeleireiro, barba e corte de cabelo, além dos serviços de manicure e pedicure. As informações foram estimadas com base na POF (Pesquisa de Orçamento Familiares), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Imóveis x salões de beleza
O levantamento destaca também que as classes D e E investem na aquisição de imóveis 3,11 bilhões de reais anualmente, praticamente a mesma quantia investida pela classe A em salões de beleza – 3 bilhões de reais.
Segundo o estudo, o maior volume de consumo de serviços de salões de beleza está na classe C, com 11,8 bilhões de reais. O segundo maior gasto, com 3 bilhões de reais, é da classe A, seguida pela B, com 2,9 bilhões de reais.
Os consumidores da classe D gastam cerca de 1,4 bilhão de reais por ano e os da E, 1,1 bilhão de reais. Considerando o valor médio de consumo das famílias, a classe A é a que possui o maior valor, com média anual de 1.310,38 reais. Para os consumidores da classe C, a média é de 369,27 reais.