Segunda-feira, 07 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 12 de abril de 2019
O foguete pesado Falcon Heavy, da empresa americana SpaceX, iniciou seu primeiro voo comercial nesta quinta-feira (11), com um satélite saudita Arabsat a bordo, um ano após ter transportado um carro da própria empresa ao espaço como teste. Foi a primeira viagem da empresa encomendada e paga por um cliente corporativo.
O Falcon Heavy decolou do centro espacial da empresa no início da noite para lançar o satélite Arabsat-6A de seis toneladas em órbita geoestacionária, a 36 mil quilômetros da Terra.
A SpaceX tem dois foguetes em operação: o Falcon 9, que realiza a maioria dos lançamentos e domina o mercado americano (fez 21 missões em 2018), e o Falcon Heavy, utilizado para transportar cargas muito mais pesadas a órbitas mais distantes.
O Falcon Heavy é composto do equivalente a três foguetes Falcon 9, montados juntos para triplicar o empuxo na decolagem. E a SpaceX conseguiu fazer os três propulsores do artefato pousarem, segundo o site TechCrunch.
Primeiro lançamento
Este é o segundo lançamento de um Falcon Heavy. No primeiro, em fevereiro de 2018, a carga era o Tesla conversível do CEO da SpaceX, o bilionário Elon Musk, com um manequim instalado.
Desde então, o exército americano e clientes privados assinaram contratos para lançamentos do Falcon Heavy, e a Nasa citou a possibilidade de confiar à empresa missões de seu programa de retorno à Lua.
O foguete tem três propulsores com 27 motores de propelente líquido no total, conferindo-lhe um empuxo de 5 milhões de libras-força (lbf), o maior desde os 7,5 milhões de lbf do foguete Saturn V usado nas missões Apollo à Lua no início dos anos 1970.
Um lançamento padrão do Falcon Heavy custa US$ 90 milhões, e entre as empresas interessadas nele estão, além da Arabsat, a Inmarsat e a Viastat, além da Força Aérea americana.
Serviços
O satélite de telecomunicações Arabsat-6A fornecerá serviços de televisão, rádio, celular e banda larga em todo o Oriente Médio, Europa e África.
“Este satélite fortalecerá nossa frota existente que oferece serviço de comunicações móveis e terrestres a milhões de pessoas em toda a região”, disse Khalid Balkheyour, CEO da Arabsat. “Estamos ansiosos para oferecer serviços de Internet, televisão e rádio ainda melhores aos nossos clientes”, afirmou.
Além da missão de lançar o satélite com sucesso à órbita do planeta, a SpaceX teve uma segunda missão com este lançamento, que era recuperar os três propulsores do primeiro estágio do foguete reutilizável – no ano passado, o voo inaugural do Heavy devolveu dois propulsores, apenas. E essa segunda missão foi concluída com sucesso, com os três retornando em segurança.
Agora, é provável que os engenheiros da SpaceX reformem os propulsores laterais do estágio, adicionando um novo central, para preparar o Heavy para seu próximo lançamento, que deverá acontecer em junho ou julho, quando a empresa lançará mais de uma dúzia de satélites da Força Aérea dos EUA.