Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 18 de abril de 2019
O presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul – FIRS, Sebastian Watenberg, recebeu os principais líderes da Igreja Evangélica, na sede da Federação, em Porto Alegre. A ação tem como objetivo estreitar a relação entre as comunidades judaica e evangélica. Estiveram presentes líderes da comunidade evangélica das igrejas: Assembleia de Deus, O Brasil para Cristo, Encontros de Fé, Aliança Bíblica, Igreja Quadrangular, Manancial da Graça, Batista Filadélfia, Batista, Igreja Brasa, Comunidade, Luterana – IELB. Juntamente com a FIRS, estava o CEO da StandWithUs Brasil, André Lajst.
Para Sebastian Watenberg “Foi um grande passo nos reunirmos e trocarmos experiências, pois é de extrema importância trabalhar nessa pauta. É uma honra ter os representantes da igreja evangélica conosco e apoiando essas iniciativas”, afirma.
Segundo o pastor da igreja evangélica o Brasil pra Cristo, Olavo Nunes, a comunidade evangélica precisa conhecer Israel e entender a cultura. “É necessário viver a cultura para mudarmos a visão que é nos apresentada pela mídia. É estando lá e sentindo a energia que nós vemos a riqueza da cultura da comunidade judaica”, analisa. Já o pastor Ivan Nunes, da mesma congregação, declarou apoio de toda a comunidade evangélica para a transferência da embaixada brasileira para a capital de Jerusalém.
Segundo o Cônsul de Israel no Brasil, Dori Goren, é muito importante para ambas as comunidades esse estreitamento. “Essa aproximação mostra o quanto os brasileiros amam a comunidade judaica e ficamos felizes com isso. Temos uma história muito bonita com o Brasil, mas devido a algumas divergências de governo passadas, essa união com o país ficou um pouco abalada, mas nos sentimos honrados em estar retomando essa relação.” analisa.
De acordo com André Lajst, é preciso continuar essa relação através da educação. “Precisamos levar informações sobre Israel e da comunidade judaica para as pessoas, só assim poderemos diminuir o anti-semitismo e aumentar o conhecimento da tradição para a sociedade em geral”, conclui.
Após a reunião, o presidente, Sebastian Watenberg, distribuiu uma cartilha com a história do conflito àrabe-israelense produzida FIRS.