Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 18 de abril de 2019
O Napoli pintava como uma pedreira na época do sorteio, mas o Arsenal mostrou toda a sua superioridade para superar o confronto até com certa tranquilidade e avançar à segunda semifinal consecutiva na Liga Europa. Depois de vencer por 2 a 0 na ida, em Londres, fez um protocolar 1 a 0 no San Paolo, nesta quinta-feira, em bela cobrança de falta de Lacazette no primeiro tempo. O Valencia será o adversário – Chelsea e Eintracht Frankfurt decidem a outra vaga.
Os Gunners não fizeram uma grande partida como na semana passada, mas o gol fora de casa aos 36 minutos do primeiro tempo praticamente selou a eliminatória. Lacazette foi derrubado por Maksimovic perto da área, aproveitou um instante de indecisão de Meret e colocou em seu canto esquerdo, no capricho. O Napoli precisaria fazer pelo menos quatro gols, mas acabou com nenhum.
O Napoli conseguiu a proeza de finalizar 20 vezes em todo o jogo, mas só acertou a meta de Cech em três oportunidades – o Arsenal, que concluiu sete vezes, mandou quatro no alvo. Callejón, Milik e Fabián Ruiz, por exemplo, tiveram noite para esquecer. Com a vaga na próxima Liga dos Campeões bem encaminhada via Campeonato Italiano, o time de Carlo Ancelotti terá um fim de temporada para corrigir erros.
Um dos mais tradicionais clubes da Inglaterra, o Arsenal busca o primeiro grande título internacional de sua história. Na temporada passada, ficou no caminho para o campeão Atlético de Madrid – agora terá outro espanhol pela frente, o Valencia, antes da decisão em 29 de maio, em Baku, no Azerbaijão.
Os outros jogos
O Chelsea entrou em campo nesta quinta-feira (18) em Stamford Bridge com uma boa vantagem por ter vencido por 1 a 0 o Slavia Praga, fora de casa, no jogo de ida das quartas de final da Liga Europa. O ritmo do time inglês no início do jogo foi intenso, com 17 minutos já vencia por 3 a 0. Relaxou, levou sustos, mas fechou a partida com uma vitória por 4 a 3 e a classificação para a semifinal da competição. Destaque para o atacante espanhol Pedro, que marcou dois gols.
O adversário do Chelsea na semifinal está definido, e com direito a polêmica. O Eintracht Frankfurt venceu por 2 a 0 o Benfica e garantiu classificação. Na ida, havia perdido por 4 a 2, e se classificou pelo critério do gol marcado fora de casa. No primeiro gol do time alemão nesta quinta-feira, Filip Kostic pegou um rebote de um chute na trave e marcou. Ele estava em posição irregular (veja abaixo), em impedimento no momento do chute, mas a competição não tem VAR (árbitro de vídeo, em inglês), o árbitro seguiu a marcação do auxiliar e deu o gol.
Em outro duelo realizado pelas quartas de final da Liga Europa, o Valencia confirmou o favoritismo, venceu por 2 a 0 o Villarreal, e avançou para enfrentar o Arsenal na próxima fase da competição.