Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Saiba quem é Marco Aurélio Vieira, o general exonerado da Secretaria de Esporte. O ministro da Cidadania escolheu outro general para o cargo

Compartilhe esta notícia:

Vieira não tinha liberdade para escolher os nomes que fariam parte da sua equipe. (Foto: Abelardo Mendes Jr/Secretaria Especial do Esporte)

Pouco mais de uma semana após a demissão do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, o governo Bolsonaro teve mais uma baixa. O presidente exonerou nesta quinta-feira (18) o secretário especial de Esporte, general Marco Aurélio Vieira.

Em seu lugar, assume Décio dos Santos Brasil, também general. A decisão foi tomada depois de sucessivos atritos entre o secretário e o ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS), a quem Vieira estava subordinado. Ele não tinha liberdade para escolher os nomes que fariam parte da própria equipe e via sua autonomia ser comprometida pelo ministro.

Um exemplo disso aconteceu quando Terra nomeou o ex-jogador Washington Cerqueira (PDT) para assumir a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, pasta que acumula o maior orçamento da Secretaria de Esporte.

General de três estrelas, Vieira coordenou uma das equipes que deram forma às medidas do governo recém-eleito. Ele ajudava a identificar e registrar quais eram os entraves econômicos do País e, depois, entregava um relatório ao presidente. Na ocasião, ele queria saber, por exemplo, quantas obras paradas existiam e se havia eventuais prejuízos ao Brasil.

Em entrevista à revista Época em novembro do ano passado, Vieira teceu críticas à Empresa Brasil de Comunicação, afirmando que a emissora pública ajudaria a “enterrar” R$ 6 bilhões. Poucos meses antes da vitória de Bolsonaro, o jornal El País teve acesso a vários documentos que colocaram Vieira e o vice-presidente Hamilton Mourão no centro de operações suspeitas realizadas pelo Exército. O material diz que o ex-secretário e o general Rui Monarca da Silveira passaram por cima de relatórios desfavoráveis à compra de um simulador de guerra e tentaram adquiri-lo sem qualquer licitação.

A tentativa, no entanto, foi travada por um comandante do Exército. Feita a licitação, ganhou a empresa espanhola Tecnobit, mesmo não sendo um grande nome no mercado. O contrato foi assinado em 2010, mas os problemas continuaram.

Sob a gerência de Mourão, o projeto sofreu sucessivos reveses. Avaliações reprovaram oito vezes a qualidade do simulador, e fiscais chegaram a identificar 506 erros operacionais no equipamento. “O software e o hardware apresentados pela Tecnobit estão com o desenvolvimento incompleto, inviabilizando a utilização do simulador para o fim a que se destina, ou seja, possibilitar o adestramento e apoio ao ensino”, diz um dos relatórios.

Chama atenção também o fato de a empresa Meggitt Training Systems, referência do mercado, ter sido excluída. A companhia cobrou US$ 1 milhão, cifra bastante inferior àquele cobrada pela Tecnobit. Desde 2017, o caso que envolve o ex-secretário e o vice-presidente está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União.

Outro general

O ministro da Cidadania escolheu o general Décio dos Santos Brasil para substituir o também general Marco Aurélio Costa Vieira no cargo de secretário especial do Esporte. A nomeação de Santos Brasil deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

A indicação de Santos Brasil para comandar a Secretaria do Esporte passou pela tutela do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, que também são generais. Ao fim, segundo fontes, o próprio presidente da República teria chancelado o nome dele para a secretaria.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Avianca devolverá mais oito aeronaves após a Páscoa
Um juiz isenta do pagamento de ICMS a importação de um automóvel Lamborghini feita por uma pessoa física
https://www.osul.com.br/saiba-quem-e-marco-aurelio-vieira-o-general-exonerado-da-secretaria-de-esporte-o-ministro-da-cidadania-escolheu-outro-general-para-o-cargo/ Saiba quem é Marco Aurélio Vieira, o general exonerado da Secretaria de Esporte. O ministro da Cidadania escolheu outro general para o cargo 2019-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar