Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de abril de 2019
Na manhã desta terça-feira (23), a aldeia Van Kã, que fica na zona Sul de Porto Alegre, foi a escolhida para receber a solenidade de abertura do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas. Essa é uma estratégia da Organização Panamericana de Saúde (Opas) para intensificar e melhorar a cobertura vacinal da população indígena, além de aumentar a vigilância epidemiológica de doenças que podem ser evitadas por intermédio de vacinação.
O Rio Grande do Sul tem cerca de de 23 mil aldeados distribuídos em 65 municípios. Ao todo, serão 26 aldeias inseridas no polo base de Porto Alegre, de um total de 140 existentes no estado. As restantes serão vacinadas conforme calendários dos municípios e das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena. A vacinação total no estado é considerada alta e atingiu mais de 90% da população aldeada em anos anteriores.
Segundo Alda Uchôa, chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena, o planejamento da campanha, que está no 16º ano consecutivo, é feito sempre “nas aldeias com mais dificuldade de acesso”. Além de ações como essa, também são intensificadas campanhas pela saúde da mulher e da criança. Alda ainda ressaltou que o objetivo dessas estratégias é vacinar toda a população indígena. De acordo com Juliana Patzer, chefe substituta da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a cobertura vacinal é muito importante porque aldeias indígenas são como “instituições fechadas”, ou seja, a possibilidade de transmissão de doenças é muito grande. Juliana também frisou que “a vacinação não é uma ação imposta […], a gente [Cevs] vem construir com eles [indígenas aldeados] essa mobilização”.
Além da vacinação, serão realizadas durantes dez dias atividades de vermifugação, avaliação da saúde bucal, do estado nutricional e do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de cinco anos, acompanhamento de idosos e deficientes, triagem de doenças crônicas nos adultos, rodas de conversa para orientações específicas, entre outras atividades.